sábado, 24 de setembro de 2011

NOSSA ESCOLA



Considerada uma das maiores escolas de Campo Grande, a Escola Municipal Pe. Tomaz Ghirardelli comemorou em 2011, 13 anos. Nesse período sofreu varias modificações e continua sendo um dos pontos de referência no bairro Dom Antonio Barbosa. Conheça um pouco dessa história e acompanhe a trajetória dessa escola no decorrer do tempo, seu patrono, a galeria de diretores e a sua estrutura e as ações implementadas no intuito de alicerçar uma educação de qualidade. Portanto, esse espaço foi criado para que todos os integrantes da comunidade escolar possam divulgar as suas ações, no compromisso de fortalecer as bases e os princípios educacionais.



Feliz a nação cujo Deus é o Senhor,
e o povo que Ele escolheu para Sua herança.

(Salmos 33:12)


A MISSÃO

A Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli tem como missão: Contribuir para a melhoria das condições educacionais, adequando os trabalhos com a realidade dos alunos, assegurando-lhes um ensino de qualidade e colaborando para a formação de cidadãos capazes de participarem na transformação de nossa sociedade formando sua própria opinião.




NOSSOS VALORES


Respeito - Respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa dentro da escola.


Adequação - Trabalhamos sempre procurando atividades  necessárias e adequadas com a nossa realidade, visando o bem estar da comunidade escolar


Participação - Buscamos sempre envolver a participação de todos, visando a integração da comunidade escolar.




NOSSA VISÃO DE FUTURO


Realizaremos nossos trabalhos de forma segura e responsável, organizada e eficaz, visando a qualidade de ensino, onde procuraremos juntamente com a comunidade e a equipe escolar um bom desempenho de nossas atividades.



A Escola Municipal Pe. Tomaz Ghirardelli fundada em 1998 pelo então prefeito André Puccinelli está localizada à Rua Lúcia do Santos, s/n, no bairro Dom Antonio Barbosa, Campo Grande-Mato Grosso do Sul.


ESPAÇO FÍSICO (evolução desde a fundação até os dias atuais)

 A Escola Municipal Pe Tomaz Ghirardelli foi inaugurada no dia 13 de fevereiro de 1998 com a possibilidade de atender cerca de 1200 alunos do então loteamento social D. Antonio Barbosa e também aos moradores dos bairros vizinhos Parque do Sol e Lageado.

A escola em sua fundação possuía uma área construída de 1876 m², com 10 salas de aulas de 1º grau, duas salas de Pré-Escolar, e uma sala de Informática, uma sala de Multimeios, de orientação pedagógica, cozinha/cantina, despensa, depósito de material de limpeza, diretoria, secretaria, sala de professores, pátio coberto, vestiários/sanitários, estacionamento, quadra poliesportiva e playground.

Com o aumento da população, a procura pela escola tem aumentado consideravelmente, sendo necessária a sua ampliação diversas vezes.


Algumas delas:

·   Setembro/1999: ampliação e reforma (6 salas de aula, 1 quadra de esporte)
·  Setembro/2003: ampliação e reforma (construção de biblioteca)
·  Fevereiro/2006: ampliação
·  Fevereiro/2007: ampliação (1 sala de aula, sala de direção, sala de multimeios)


 FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

 No ano letivo de 2011, a E.M. Pe Tomaz Ghirardelli conta com um total aproximado  de 115 funcionários e cerca de 2.400 alunos matriculados, sendo considerada uma das maiores escolas da Rede Municipal de Campo Grande.

Atualmente sua instalação compreende: 40 salas de aula, sendo 2 salas de aula com banheiro adaptado para educação infantil, biblioteca, 2 laboratórios de informática, secretaria, sala de multimeios, sala de professores, sala de equipe técnica, sala de direção, sala de recursos, cozinha, depósito, sala de coordenação do Programa Mais Educação e Bolsa Família, sala de judô, sala de materiais de limpeza, quadra aberta, ginásio coberto, quadra de areia, parquinho e estacionamento. 1 banheiro adaptado para alunos com deficiência.

Atende alunos a partir do 1º Ano até ao 9º Ano do Ensino Fundamental nos períodos matutino e vespertino. No noturno é oferecida a EJA - Educação de Jovens e Adultos, assim como o Projovem.

A unidade escolar possui também uma banda de percussão desde 2007 que tem se apresentado em diversos lugares, inclusive em outras cidades acumulando várias premiações. A banda tem sido motivo de orgulho para escola, pois tem abrilhantado os eventos dentro e fora da escola. É composta por alunos da própria escola e tem como regente o maestro Marcelo Peres

A escola está voltada aos interesses dos alunos dos bairros os quais atende: Dom Antônio Barbosa, Parque do Lageado, Parque do Sol, Jardim Colorado, Vespasiano Martins e adjacências.



Financeiramente conta com apoio do PDE, PDDE e PDE-Escola, com suporte da APM. Atualmente a escola conta com um Conselho de Professores para tomadas de decisões referentes a questões discentes. O Conselho Escolar é devidamente representado por todos os segmentos da comunidade escolar, procurando melhores caminhos para a escola, alicerçado em decisões compartilhadas através de assembleias.

A Equipe Técnico-Administrativa é composta de: Direção/Direção Adjunta, Apoio Técnico da Direção, Secretário Escolar, Técnicos pedagógicos (8)

Um dos métodos adotados para o trabalho com os alunos é a utilização de projetos e ações com objetivos definidos que muitas vezes envolvem toda a comunidade escolar sempre observando sua missão social: contribuir para a melhoria das condições educacionais, adequando os trabalhos com a realidade dos alunos, assegurando-lhes um ensino de qualidade e colaborando para a formação de cidadãos capazes de participarem na transformação de nossa sociedade formando sua própria opinião.


MAIS EDUCAÇÃO
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial  n. º  17/2007 e  integra  as   ações  do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. 
O Programa subdivide-se em áreas de abrangências: 
Acompanhamento Pedagógico: (Matemática/Letramento)

Cultura e Artes: (Hip hop, flauta doce)


Inclusão Digital ( Software educacional, informática).


São atendidos no programa cerca de 100 alunos

·estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade
· social e sem assistência;
·estudantes que congregam seus colegas – incentivadores e líderes positivos (âncoras);
·estudantes em defasagem série/idade;
·estudantes das séries finais da 1ª fase do ensino fundamental (4º / 5º anos), nas quais há uma maior evasão na transição para a 2ª fase;



ACOLHENDO A COMUNIDADE


Afim de favorecer um ambiente acolhedor, onde se possa prevalecer os valores e os conceitos éticos, que são os princípios que devem estar arraigados em qualquer ser humano, diariamente acontece na escola o Momento da Acolhida. Através de mensagens bíblicas, canções e relatos, todos os dias nos três períodos, esse momento leva a comunidade escolar o acolhimento, tão importante para a disseminação de qualquer ação negativa. Participam desse momento, professores, equipe técnica, direção, funcionários, alunos e até mesmo a comunidade representada por pais ou algum líder espiritual. É a escola recebendo a sua comunidade.
  

EDUCAÇÃO ESPECIAL























A grande meta da escola é desenvolver um ensino de qualidade e atrelada à proposta de fortalecer as bases do processo inclusivo e favorecer inserção em seu ambiente, alunos com deficiência. No início de 2011  a escola recebeu cerca de 55 alunos com deficiência, devidamente diagnosticados. Uma nova era em seu processo inclusivo. Para o suporte das ações voltadas aos alunos com deficiência, a escola conta com a Sala de Recursos, onde acontece o atendimento educacional especializado, cuja a função é acompanhar o aluno com deficiência em sua especificidades desenvolvendo estratégias para eliminação de barreiras que impedem o seu desenvolvimento no contexto sala comum. Inserido no contexto da Sala de Recursos está o esporte adaptado, que desenvolve ações relevantes de importância no desenvolvimento das habilidades motoras e sociais, promovendo a inserção no esporte e competições paradesportivas. Ainda conta com o apoio de  professor auxiliar que acompanha no espaço da sala comum, dando suporte pedagógico ao professor regente junto ao aluno com deficiência, interprete no apoio ao aluno com surdez, profissional de apoio que atua junto ao aluno com deficiência nos procedimentos de higiene, nos momentos de intervalo, para que se possa manter a integridade física do aluno. A escola recebe suporte e orientações da Divisão de Educação Especial via NUMAP’s, núcleos que foram criados afim de dar subsídios a escola nas ações de encaminhamentos aos alunos com deficiência aos atendimentos especializados e demais orientações referentes ao aluno com deficiência no contexto da escola regular. 


ESCOLA VIVA


A escola é aberta aos sábados e domingos, oferecendo diversos cursos e formação a comunidade e seu entorno através do Programa Escola Viva. Com diversas oficinas nas áreas de artesanato, culinária, beleza, música e dança, cantando também com momentos de leitura e recreação. É a escola mais próxima da comunidade e cumprindo com a sua missão.




O Patrono da Escola Padre Tomaz Ghirardelli
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Nascido no dia 25 de março de 1913 na cidade de Vicomezzano- Gênova/Itália, filho de Giovani e Orsola Maria Ghirardelli, foi batizado dois dias depois recebendo o nome de Tomaso Antonio Santino. Aos onze anos, ingressou no seminário católico de Bobbio para iniciar a caminhada em direção ao sacerdócio. Em 1935, inicia o noviciado em Villa Moglia, Chieri, concluindo-o aos três de setembro de 1936, com a profissão religiosa e em seguida embarca para o Brasil.
Seu sonho, porém, era a missão! Chegando ao Brasil continuou seus estudos no Instituto Pio XI, São Paulo onde concluiu seus estudos teológicos e no dia 8 de dezembro de 1941 é ordenado sacerdote pelo Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar de Affonseca e Silva. Seus superiores o enviaram para as missões em Mato Grosso
            Foi pároco nas seguintes paróquias:
  • Paróquia Dom Bosco – Campo Grande /MS
  • Paróquias: Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora da Candelária – Corumbá/MS
  • Paróquia Basílica Catedral do Bom Jesus – Cuiabá-MT
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Missões indígenas – Sagradouro /MT
  • Paróquia Catedral Nossa Senhora da Guia – Barra das Garças – MT
  • Paróquia nossa Senhora Auxiliadora – Tupã/SP
 Recebeu inúmeras homenagens: Títulos de cidadão Campo-grandense/MS e cidadão Mato-grossense/MT. Foi recebido pelo Papa João Paulo II, por ocasião de sua visita ao Brasil-1991, que o cumprimentou pelos 50 anos de sacerdócio.
   
Organizou várias associações:
·         Coroinhas e cruzadinhas para as crianças
·  Pia União das Filhas de Maria e Marianos para jovens
·         Apostolado da Oração e vicentinos para adultos
·         Fundou a Legião de Maria – 1957
·         Círculo Estrela da Manhã

Prestou inúmeros serviços religiosos: nos hospitais atendendo aos doentes, em especial na Santa Casa de Misericórdia, aos católicos do interior na cidade de Ribas do Rio Pardo / MS, famílias que trabalham no reflorestamento.   Acumulou ricas experiências como padre assistente dos romeiros para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida /SP. Por ocasião da celebração do Centenário da presença dos salesianos de Dom Bosco em Mato Grosso – Inspetoria Salesiana, foram publicadas suas inúmeras atividades como missionário de Dom Bosco juntamente com dois índios xavantes. Por mais de quarenta anos prestando serviços ao Brasil, dos quais mais de 30 anos a Mato Grosso.   Faleceu em Campo Grande /MS, no dia 30 de novembro de 1994, com 81 anos de idade, 58 de profissão religiosa e 53 de fecundo ministério pastoral na Igreja Católica, a qual tanto amou.  Seus restos mortais se encontram no cemitério de Santo Antônio, no centro da capital Morena, na capela funerária dos salesianos.


 GALERIA E DIRETORES

ANO
DIRETORES
DIRETORES  ADJUNTOS/APOIO TÉCNICO
1998
José de Souza
(in memorian)
José Augusto
1999
José de Souza
(in memorian)
Eliane
2000
José de Souza
(in memorian)
Eliane
2001
Fabiana
Neuza
2002
Fabiana 
 José de Souza
(in memorian) 
Neuza / Dinalva / Iracema
2003
José de Souza
(in memorian)
Hericka
2004
José de Souza
(in memorian)
Hericka
2005
Angelica Dias
Hericka/ Mirian
2006
Angelica Dias
Mirian/ Sebastiana
2007
Angelica Dias
Sebastiana
2008/2009
Angelica Dias
Sebastiana/Marilucy
2010/2011
Angelica Dias
Sebastiana/Marilucy


Agora você faz parte dessa história, deixe aqui a sua marca, participe dessa trajetória. Faça parte da história da Escola Municipal Pe. Tomaz Ghirardelli venha somar conosco, você não está aqui por acaso.


 Roberto Rodrigues Falcão

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BIBLIOTECA PÚBLICA ESCOLAR JOÃO SAMPER DEL HORNO

A Biblioteca Escolar João Samper Del Horno está localizada na E. M Pe. Tomaz Ghirardelli, no bairro Dom Antonio Barbosa. Inaugurada em 05 de setembro de 2003, pelo então Prefeito André Puccinelli. Portanto, nesse mês a nossa biblioteca completa 8 anos de existência.
Atualmente possui um espaço físico de aproximadamente 15 m², comportando 28 alunos sentados.
Seu acervo é composto por cerca de 8000 títulos diferenciados, entre livros de literatura infantil, infantojuvenil, literatura brasileira e estrangeira e também diversos livros para pesquisa, como enciclopédias, atlas e dicionários.
A maior procura pela Biblioteca é dos alunos do 7º ao 9º ano, devido aos projetos realizados pelos professores de Língua Portuguesa, onde a classe pode fazer uma escolha livre dos livros que desejam levar para casa e, após a leitura, apresentar uma ficha com os principais tópicos da obra. Tais projetos têm mostrado eficácia, pois vários alunos vão à Biblioteca no contra turno em busca de novas obras.
A coleção mais procurada é do Sherlock Holmes, escrita por Sir Arthur Conan Doyle, onde o mistério e suspense presente no livro envolvem os alunos de tal forma que um vai indicando ao outro, formando assim uma grande corrente de fãs do detetive mais famoso da história.
Outro livro bastante procurado pelos alunos é o Tosco, do autor Gilberto Mattje, pois as experiências vivenciadas pelo personagem fazem com que os alunos se identifiquem com o mesmo e até comparem algumas vivenciadas por eles.
A escola conta com uma parceria com a Fundação Barbosa Rodrigues, que disponibiliza a assinatura de dez exemplares do jornal Correio do Estado. Através dessa assinatura, a Biblioteca, junto aos professores, desenvolve o projeto Lendo mais, sabendo mais, que acontece na própria Biblioteca ou nas salas de aula, onde os alunos fazem a leitura dos vários cadernos diários e depois fazem uma produção de texto em cima do que leram, ou ate mesmo um debate a respeito na noticia, o que possibilita os alunos se tornarem bons leitores críticos.
A Biblioteca oferece também um grande acervo de livros técnicos para professores, equipe técnica e Direção, com obras de autores consagrados, como Paulo Freire e Vigotski, e títulos prestigiados, como Quem ama, educa, de Içami Tiba, Problema de aprendizagem na alfabetização e intervenção escolar, de Maria Irene Miranda e Pedagogia da Amizade: Bullyng, o sofrimento das vítimas e dos agressores, de Gabriel Chalita. Há também livros para todas as áreas de ensino, incluindo vários títulos destinados à educação especial, dentre eles Inclusão escolar, de Maria Teresa Eglér Mantoan e Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas, de Ana Paula Santana.Contamos com o acervo de cinco volumes de DVD’s da TV Escola, contendo vários vídeos de apoio ao professor, nas diferentes disciplinas. Uma coleção que merece destaque é Arte na Escola, que mostra obras de artistas conceituados, como Anita Malfatti, dentre outros.
Uma novidade no ano de 2011 foi a nova Sala de Leitura, um espaço montado de forma diferenciada para atender alunos do 1º ao 5º ano, com tapete e almofadas e um acervo com cerca de 400 títulos, entre literatura infantil e infantojuvenil, contando com coleções diferenciadas, como a saga de Deltora Quest, bestseller mundial, escrita por Emily Rodda, e também a coleção dos Rangers: a ordem dos arqueiros, de John Fianagan.
O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, aberta para o público escolar e também para a comunidade externa.
                                                      
                      Ana Cristina Leiria Teodoro