quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Projeto Um Pais Chamado Brasil

AEE - Atendimento Educacional Especializado

Encerramento e Culminância do Projeto


Aconteceu no espaço da Sala de Recursos o Projeto “Um País Chamado Brasil” que por sete meses proporcionou aos alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado) vivenciarem momentos de aprendizagem através da interação e pesquisa. O projeto procurou mostrar que os alunos com deficiência podem construir e produzir conhecimentos. A base do projeto foi o estudo das regiões do Brasil, onde o enfoque estava centralizado na localização e identificação das regiões e seus respectivos estados e capitais, suas bandeiras, seus monumentos. A metodologia do projeto procurou abranger as mais diversas limitações através de jogos no computador com o subsídio da internet, pesquisa on-line, pintura e reconhecimento das bandeiras dos estados, atividades pedagógicas que contemplassem a interação entre os conhecimentos prévios e os conceitos estabelecidos. A Elaboração e construção de uma réplica do Relógio Central da Rua 14 de julho, baseada nos seguintes conceitos: pesquisa, projeto, elaboração e planejamento, arquitetura, coordenação motora, criatividade, coletividade e monumento histórico. O projeto também proporcionou aos alunos o trabalho com pesquisa e estatística, a partir de entrevistas realizadas pelos alunos com professores e funcionários da escola, com o objetivo de realizar um levantamento acerca do local de nascimento dos entrevistados e o local que gostariam de conhecer no Brasil. Com isso eles localizariam no mapa as regiões delimitadas pela pesquisa.  Sob a orientação do professor Roberto, um grupo de alunos realizaram a tabulação dos dados e outro grupo elaborou o gráfico utilizando como aplicativo o Excel. O encerramento do projeto deu-se no dia 25 de novembro em dois momentos: exposição dos trabalhos nos períodos matutino e vespertino para a visitação da comunidade escolar e no período noturno a culminância com a presença da comunidade escolar e de diversas autoridades da SEMED dentre elas Maria Angela B. de Arruda Fachini (Coordenação de Gestão e Normas e Relações Comunitária), Marialva Nunes Corrêa (Coordenação de Gestão e Normas e Relações Comunitária) e Analice Terezinha Dalgatti Silva (Coordenadoria do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano) que interagiram com os alunos na apresentação de uma encenação teatral. O professor Roberto Falcão autor e executor do projeto apresentou a comunidade o objetivo e as metodologias aplicadas em todo processo de trabalho. O evento aliou descontração, ludicidade e formação de conhecimento. Vale aqui ressaltar ações colaborativas, pois o projeto pode contar com o apoio incansável de profissionais que somaram talentos e habilidades tão importantes para o êxito das ações. Com isso o professor Roberto afirma: “o projeto não é meu, mas de todos aqueles que vestiram a camisa em prol da educação”. O projeto contou com o apoio das interpretes Andréia e Wellen, professora Vivian Rachel, professora Cristiane Fátima e do aluno Gabriel(8º ano). Por fim, o projeto trouxe para a Sala de Recursos as infinitas possibilidades para os alunos com deficiência construírem novos conhecimentos e estimularem os existentes, além de incorporarem as esses conhecimentos fatores que perpassam a própria limitação, a eliminação de barreiras e a construção da cidadania.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Projeto Bullying

Autora do Projeto: Profª Flávia Martins Malaquias
Executoras do Projeto: Profª de Língua Portuguesa e Língua Inglesa: Flávia Martins Malaquias e Profº de Artes: Erivania Maria dos Santos Pereira.
6º anos A e B
Período: Matutino


EDIÇÃO DO PROJETO:
BULLYING ESCOLAR E VALORES SOCAIS

A falta da prática dos valores sociais, o esquecimento das regras básicas de convivência em sociedade e o Bullying causam os mais variados sentimentos desagradáveis entre os estudantes e a comunidade escolar, sendo assim, um assunto muito grave.
Durante as reuniões pedagógicas em nossa escola, nós professores, observamos que esta questão é sempre apresentada como um dos fatores que mais prejudicam a aprendizagem dos alunos e a qualidade à educação.
Pelo segundo ano consecutivo, desenvolvemos o projeto Bullying Escolar e Valores Sociais que atendeu necessidade de resgatar a prática dos valores sociais, o respeito e a aceitação à diferença, através de ações que tornaram o ambiente escolar um local mais agradável, harmônico e consequentemente minimizando as dificuldades de aprendizagem.
Com certeza o apoio da comunidade escolar e a aceitação dos alunos foram fundamentais para a realização e sucesso do projeto em nossa escola.
Objetivos do projeto:
  • Realizar ações educativas que auxiliem os alunos a reconhecerem a importância da prática dos valores sociais no ambiente escolar, com aulas na sala de informática e na sala de multimeios sobre os temas abordados.
  • Promover a paz, o respeito ao próximo e a valorização das diferenças.
  • Reduzir o comportamento agressivo, intimidatório e discriminatório entre os estudantes.
  • Proporcionar um ambiente mais saudável e seguro na comunidade escolar.
  • Identificar e agir preventivamente contra o bullying.
Foram realizadas as seguintes atividades com os alunos:
  • Apresentação do temas: Valores Sociais, Companheirismo e Bullying.
  • Momentos de reflexão e debates.
  • Realização de pesquisa com formulário em inglês sobre a diversidade existente no contexto escolar.
  • Atividade com o poema Paz de Madre Tereza de Calcutá, tradução para o inglês e debate.
  • Confecção de um mural sobre as ações que podem estar presentes nas situações de Bullying e valores sociais. Produção textual sobre o tema bullying e escolha do aluno nota dez.