sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BIBLIOTECA PÚBLICA ESCOLAR JOÃO SAMPER DEL HORNO

A Biblioteca Escolar João Samper Del Horno está localizada na E. M Pe. Tomaz Ghirardelli, no bairro Dom Antonio Barbosa. Inaugurada em 05 de setembro de 2003, pelo então Prefeito André Puccinelli. Portanto, nesse mês a nossa biblioteca completa 8 anos de existência.
Atualmente possui um espaço físico de aproximadamente 15 m², comportando 28 alunos sentados.
Seu acervo é composto por cerca de 8000 títulos diferenciados, entre livros de literatura infantil, infantojuvenil, literatura brasileira e estrangeira e também diversos livros para pesquisa, como enciclopédias, atlas e dicionários.
A maior procura pela Biblioteca é dos alunos do 7º ao 9º ano, devido aos projetos realizados pelos professores de Língua Portuguesa, onde a classe pode fazer uma escolha livre dos livros que desejam levar para casa e, após a leitura, apresentar uma ficha com os principais tópicos da obra. Tais projetos têm mostrado eficácia, pois vários alunos vão à Biblioteca no contra turno em busca de novas obras.
A coleção mais procurada é do Sherlock Holmes, escrita por Sir Arthur Conan Doyle, onde o mistério e suspense presente no livro envolvem os alunos de tal forma que um vai indicando ao outro, formando assim uma grande corrente de fãs do detetive mais famoso da história.
Outro livro bastante procurado pelos alunos é o Tosco, do autor Gilberto Mattje, pois as experiências vivenciadas pelo personagem fazem com que os alunos se identifiquem com o mesmo e até comparem algumas vivenciadas por eles.
A escola conta com uma parceria com a Fundação Barbosa Rodrigues, que disponibiliza a assinatura de dez exemplares do jornal Correio do Estado. Através dessa assinatura, a Biblioteca, junto aos professores, desenvolve o projeto Lendo mais, sabendo mais, que acontece na própria Biblioteca ou nas salas de aula, onde os alunos fazem a leitura dos vários cadernos diários e depois fazem uma produção de texto em cima do que leram, ou ate mesmo um debate a respeito na noticia, o que possibilita os alunos se tornarem bons leitores críticos.
A Biblioteca oferece também um grande acervo de livros técnicos para professores, equipe técnica e Direção, com obras de autores consagrados, como Paulo Freire e Vigotski, e títulos prestigiados, como Quem ama, educa, de Içami Tiba, Problema de aprendizagem na alfabetização e intervenção escolar, de Maria Irene Miranda e Pedagogia da Amizade: Bullyng, o sofrimento das vítimas e dos agressores, de Gabriel Chalita. Há também livros para todas as áreas de ensino, incluindo vários títulos destinados à educação especial, dentre eles Inclusão escolar, de Maria Teresa Eglér Mantoan e Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas, de Ana Paula Santana.Contamos com o acervo de cinco volumes de DVD’s da TV Escola, contendo vários vídeos de apoio ao professor, nas diferentes disciplinas. Uma coleção que merece destaque é Arte na Escola, que mostra obras de artistas conceituados, como Anita Malfatti, dentre outros.
Uma novidade no ano de 2011 foi a nova Sala de Leitura, um espaço montado de forma diferenciada para atender alunos do 1º ao 5º ano, com tapete e almofadas e um acervo com cerca de 400 títulos, entre literatura infantil e infantojuvenil, contando com coleções diferenciadas, como a saga de Deltora Quest, bestseller mundial, escrita por Emily Rodda, e também a coleção dos Rangers: a ordem dos arqueiros, de John Fianagan.
O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, aberta para o público escolar e também para a comunidade externa.
                                                      
                      Ana Cristina Leiria Teodoro

Um comentário:

  1. TITNIA TATON - Titanium Weddingbands for Men - The Tilt
    TITSNA TAN. TITSNA TATON. TITSNA TAN. TITSNA TAN. TITNIA TATON. TITNIA TAN. titanium wood stove TITNIA TAN. TITNIA titanium nitride gun coating TAN. TITNIA TAN. TITNIA TAN. TITNIA TAN. TITNIA TAN. TITNIA TAN. TITNIA TAN. TITNIA TAN. edge titanium TITNIA titanium dab tool TAN. TITNIA TAN. TITNIA TAN. babylisspro nano titanium TITNIA TAN.

    ResponderExcluir