Projeto Político Pedagógico (parte2)

7.1 - ENSINO FUNDAMENTAL
7.1.1 -OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCNs) indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:

1.     Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
2.     Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
3.     Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a nação de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
4.     Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio – cultural brasileiro, bem como aspectos sócios culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseadas em diferenças culturais, de classe social, de crença e sexo de etnia ou outras características individuais e sociais.
5.     Perceber-se integrante, dependente e agente transformador de ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para melhoria do meio ambiente.
6.     Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, física, cognitiva, ética, estética e inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
7.     Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
8.     Utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
9.     Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos e;
10.          Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

7.1.2 – OBJETIVOS, CONTEÚDO E METODOLOGIA POR COMPONENTE CURRICULAR 

LÍNGUA PORTUGUESA:

Objetivos

Ø  Proporcionar ao aluno conhecimentos lingüísticos que o capacite para comunicar-se nas diversas situações sócio-comunicativas dentro da sociedade, por meio da oralidade, da escrita, da prática da leitura, da análise e reflexão sobre a língua em seu processo de interação.


                                      ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização é o processo, pelo qual, as pessoas aprendem a ler e escrever. No entanto, esse aprendizado vai muito além de, transcrever a linguagem oral para a linguagem escrita, pois alfabetizar-se não é apenas copiar, saber os nomes das letras e decifrar palavras. Aprender a ler e escrever é apropriar-se do código lingüístico gráfico e tornar-se, de fato, um usuário da leitura e da escrita, como Soares afirma: “não basta apenas saber ler e escrever, é preciso saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências da leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente” (SOARES, 1998, p.20).
Soares também discorre sobre este tema afirmando que:
Os dois processos – alfabetização e letramento – são, no estado atual de conhecimento sobre a aprendizagem inicial da língua escrita, indissociáveis, simultâneas e interdependentes: a criança alfabetiza-se isto é, constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita, em situações de letramento, isto é, no contexto de e por meio de interação com material escrito real, e não artificialmente construído, e de sua participação em práticas sociais de leitura e escrita; por outro lado, a criança desenvolve habilidades e comportamentos de uso competente da língua escrita nas práticas sociais que envolvam no contexto do, por meio de e em dependência do processo de aquisição do sistema alfabético e ortográfico da escrita. (SOARES, 2004, p. 18).

Quando o indivíduo chega à escola, já conviveu com o mundo das letras em muitas situações. Mas isso não significa que o mesmo, saiba o que cada letra representa.
Apropriar-se deste significado, portanto, é o processo denominado alfabetização, e saber como utilizá-lo e compreendê-lo para que lhe seja útil no convívio social, é o processo do letramento.
O presente estudo procurou abordar o processo avaliativo na alfabetização, porque para alfabetizar é preciso, constantemente, acompanhar a construção do conhecimento do aluno e detectar suas dificuldades, bem como, para intervir pedagogicamente, a fim de superá-las.
O momento da alfabetização implica em reconhecer a possibilidade de transformar palavras faladas em escritas e palavras escritas em palavras faladas, mesmo que isso ocorra mentalmente. Este processo não é tão simples, quanto parece para aqueles que já adquiriram esta habilidade por muito tempo e dificilmente é auto-realizável. “Isto quer dizer que este processo dificilmente se realiza sem a vivência de situações pensadas intencionalmente com o objetivo de aprendizagem, as quais têm na escola seu lócus natural”. (GEEMPA, 1987, p.20)
É o momento mais importante da vida escolar, pois constitui a base e se esta estiver bem estruturada, a seqüência escolar acontecerá com tranqüilidade, mas “se esta não for bem feita, repercute mal pelas outras séries afora e, tendencialmente, não há mais recuperação satisfatória.” (DEMO, 2006).
Hoje se fala em vários métodos de alfabetização, pesquisas apontam que os métodos e suas contribuições servem como suporte para o professor entender e refletir sobre suas práticas que utilizam em sala de aula. Assim será importante o professor conhecer cada método. Isso quer dizer que não é escolher o método de alfabetização o mais importante. A questão é a relação mediadora que o professor estabelece entre a metodologia empregada e a aprendizagem do ensino da leitura e a escrita por ele utilizada.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a ludicidade torna-se um elemento determinante para que a criança adquira outras formas de manifestação da aprendizagem, como o desenvolvimento da linguagem sensorial e motora.
A cultura lúdica também evidenciada por meio de estruturas de jogos que não se limitam jogos com regras e sim um conjunto vivo diversificado conforme os indivíduos e grupos, em função dos hábitos lúdicos e climáticos especiais.
Espaço Alfabetizador: é aquele que observa à presença de materiais didáticos diversos, como jogos lúdicos, textos em diferentes gêneros, e todo o tipo de material escrito veiculado socialmente.
Roda de Conversa: um momento organizado que possibilite a liberdade de expressão.
Parque: é um espaço que naturalmente faz parte das escolas. Há um momento diário em que as crianças brincam descalças no parque, explorando os brinquedos andando, correndo, inventando brincadeiras na areia. É importante ressaltar que o parque não é um tempo de recreio isolado da dinâmica do trabalho, sem atuação do professor.
O Vínculo: a afetividade entre o professor e os educando oportunizando uma aprendizagem significativa e autônoma.
A avaliação nos anos que correspondem a alfabetização será descritiva, diagnóstica, contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, realizada por meio de observação sistemática e outros variados instrumento de verificação da aprendizagem.


Conteúdos:

1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Todos os conteúdos devem ser trabalhados tendo o texto como elemento norteador.
Bons leitores, produtores e reprodutores de textos são formados pela interação por meio de práticas de oralidade, leitura, produção e reprodução de textos, análise, reflexão dobre a língua e a linguagem.

EIXO : PRÁTICA DA ORALIDADE

1.º BIMESTRE
·        Produção e expressão oral (falar/ouvir) – a linguagem como possibilidade de comunicação de sentimentos, desejos, idéias, entre outros;
·        Apropriação da base alfabética ( alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/grafema – valor posicional e funcional da letra na palavra, posição e tipo de letras);
·        Textos poéticos: parlendas, quadrinhas, poemas, cantigas, trava-línguas.

2.º BIMESTRE

·        Textos Descritivos: imagens, lugares, objetos, pessoas, animais.
·        Textos epistolares: bilhetes, convites, avisos e recados.
·        Produção e expressão oral (falar/ouvir) – a linguagem como possibilidade de comunicação de sentimentos, desejos, idéias, entre outros;
·        Apropriação da base alfabética (alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/grafema – valor posicional e funcional da letra na palavra, posição e tipo de letras);
·        Textos Descritivos: imagens, lugares, objetos, pessoas, animais.
       
 3.º  e 4.º BIMESTRE
·        Textos Narrativos: contos clássicos, histórias em quadrinhos, lendas e fábulas.
·        Textos epistolares: bilhetes, convites, avisos e recados.
·        Textos jornalísticos: notícias, entrevistas, classificadas.
·        Textos publicitários: cartazes, folhetos, folders;
·        Textos Informativos: gráficos, e tabelas;
·        Textos Instrucionais: receitas culinárias e regras de jogo;


EIXO: PRÁTICA DE LEITURA
1.º E 2.º  BIMESTRE

·        Apropriação da base alfabética (alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/Grafema- valor posicional da letra na palavra, posição e tipo de letras);
·        Leitura de textos como pretexto para apropriação do código escrito;
·        Nome e sobrenome de criança e nome completo da escola;
·        Nomes de pessoas de sua família, da professora e de alguns colegas.

3.º E 4.º BIMESTRE

·        Leitura de textos com compreensão e atribuição de sentido;
·        Leitura de textos como fonte de conhecimento e ampliação de vocabulário;
·        Leitura de textos pelo prazer de ler;
·        Leitura de textos por meio da decodificação dos códigos escritos;
·        Estratégias de leitura (seleção, antecipação, checagem e inferência);

EIXO: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS E EXPRESSÃO ESCRITA – LINGUAGEM ESCRITA

1.º E 2.º BIMESTRE

·        Apropriação da base alfabética (alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/grafema – valor posicional e funcional da letra na palavra, posição e tipo de letras);
·        Convencionalidades do sistema de escrita (linearidade, orientação esquerda - direita);

3.º  E 4.º BIMESTRE
·        Escrita convencional e não convencional;
·        As funções sociais da escrita: comunicação, registro, orientação, organização das idéias que compõem o conteúdo do texto;
·        Atribuição de sentido e compreensão da leitura e da escrita (ler/escrever);
·        Escrita do seu nome e sobrenome e o nome completo da escola;
·        Escrita de nomes de pessoas da sua família, da professora e de alguns colegas.
OBS: Todos os conteúdos acima devem ser trabalhados tendo o texto como norteador, utilizando os diversos gêneros textuais.


EIXO: PRÁTICA DE ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA - Metacognição do sistema lingüístico (analisar/refletir o funcionamento da língua):

1.º ao 4.º  BIMESTRE

·        Apropriação da base alfabética (alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/grafema – valor posicional e funcional da letra na palavra, posição e tipo de letras);
·        As funções sociais da escrita: comunicação, registro, orientação, organização das idéias que compõem o conteúdo do texto;
·        Atribuição de sentido e compreensão da leitura e da escrita (ler/escrever);
·        Função da leitura, escrita e da produção de texto;
·        Fundamentos do código lingüístico: constituição alfabética de palavras;
·        Uso da ortografia;
·        Uso das linguagens e suas modalidades (oral e escrita);
·        Pontuação em final de frase: ponto final, exclamação e interrogação;
·        Segmentação;
·       Apresentação das letras cursivas e de forma maiúscula e minúscula, com ênfase na escrita da letra de forma.;


 2.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

EIXO: PRÁTICA DA ORALIDADE – TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS.
                        
                  1.º BIMESTRE

·        Produção e expressão oral (falar/ouvir) – a linguagem como possibilidade de comunicação de sentimentos, desejos, idéias, entre outros;
·        Apropriação da base alfabética ( alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/grafema – valor posicional e funcional da letra na palavra, posição e tipo de letras);
·        Textos poéticos: parlendas, quadrinhas, poemas, cantigas, trava-línguas;
·        Textos Descritivos: imagens, lugares, objetos, pessoas, animais.
                         
                       2.º BIMESTRE

·        Textos Descritivos: imagens, lugares, objetos, pessoas, animais.
·        Textos Instrucionais: receitas culinárias e regras de jogo;
·        Textos publicitários: cartazes, folhetos, folders;

                       3.º BIMESTRE
·        Textos epistolares: bilhetes, convites, avisos e recados.
·        Textos Informativos: gráficos, e tabelas;
                     
                       4.º BIMESTRE
·        Textos Narrativos: contos clássicos, histórias em quadrinhos, lendas e fábulas.
·        Textos jornalísticos: notícias, entrevistas, classificados.

EIXO: PRÁTICA DE LEITURA

1.º BIMESTRE
·        Apropriação da base alfabética (alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/Grafema- valor posicional da letra na palavra, posição e tipo de letras);

      2.º BIMESTRE
·        Leitura de textos com compreensão e atribuição de sentido;
·        Leitura de textos como fonte de conhecimento e ampliação de vocabulário;
·        Leitura de textos pelo prazer de ler;

      3.º BIMESTRE
·        Leitura de textos como pretexto para apropriação do código escrito;
·        Leitura de textos por meio da decodificação dos códigos escritos;
·        Estratégias de leitura (seleção, antecipação, checagem e inferência).


       4.º BIMESTRE
·        Leitura de textos pelo prazer de ler;
·        Leitura de textos como fonte de conhecimento e ampliação de vocabulário;
·        Leitura de textos com compreensão e atribuição de sentido;


EIXO: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS E EXPRESSÃO ESCRITA – LINGUAGEM ESCRITA
 
1.º BIMESTRE
·        Apropriação da base alfabética (alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/grafema – valor posicional e funcional da letra na palavra, posição e tipo de letras);
·        Escrita convencional e não convencional;

    2.º ao 4.º BIMESTRE
·        As funções sociais da escrita: comunicação, registro, orientação, organização das idéias que compõem o conteúdo do texto;
·        Atribuição de sentido e compreensão da leitura e da escrita (ler/escrever);

OBS: Todos os conteúdos acima devem ser trabalhados tendo o texto como norteador, utilizando os diversos gêneros textuais.


EIXO: PRÁTICA DE ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA – Metacognição do sistema Lingüístico(analisar/refletir o funcionamento da língua):
         
               1.º BIMESTRE
·        Apropriação da base alfabética ( alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/grafema – valor posicional e funcional da letra na palavra, posição e tipo de letras);


     2.º BIMESTRE
·        As funções sociais da escrita: comunicação, registro, orientação, organização das idéias que compõem o conteúdo do texto;
·        Fundamentos do código lingüístico: constituição alfabética de palavras;
·        Uso das linguagens e suas modalidades (oral e escrita);


     3.º BIMESTRE

·        Função da leitura, escrita e da produção de texto;
·        Atribuição de sentido e compreensão da leitura e da escrita (ler/escrever);
·        Pontuação em final de frase: ponto final, exclamação e interrogação;
·        Segmentação;

        4.º BIMESTRE

·        Uso da ortografia;
·        Uso das linguagens e suas modalidades (oral e escrita);
·        Segmentação;
·        Apresentação dos quatro tipos de letras.
·        Atribuição de sentido e compreensão da leitura e da escrita (ler/escrever);
·        Apresentação das letras cursivas e de forma maiúscula e minúscula, com ênfase na escrita da letra de forma.;                                                                                                            
              
3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  Os conteúdos serão trabalhados dentro dos quatro eixos da Língua Portuguesa, considerando sempre os elementos constitutivos do texto em estudo:
@ Textos Narrativos: livros infantis, contos clássicos, histórias em quadrinhos, lendas e fábulas;
@ Textos Poéticos: poema, quadrinha, parlenda e cantiga;
@ Textos Epistolares: bilhete e convite;
@ Textos Jornalísticos: notícia;
@ Textos Instrucionais: receita culinária e regras de jogos;
@ Textos Científicos;
@ Outros Textos de diferentes gêneros de acordo com as necessidades e possibilidades.  
                  
           1.º BIMESTRE

·        Textos Narrativos: livros infantis, contos clássicos, histórias em quadrinhos, lendas e fábulas;
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: letra, fonema, ordem alfabética, sílaba, ortografia.

2.º BIMESTRE

·        Textos Poéticos: poema, quadrinha, parlenda e cantiga;
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: divisão silábica, acentuação gráfica, classes gramaticais – (noções e funções: substantivo, artigo)
·        Discurso direto e indireto.

3.º BIMESTRE
·        Textos Epistolares: bilhete e convite;
·        Textos Jornalísticos: notícia;
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: Classes gramaticais< Noções e funções: adjetivo, numeral, pronome.
·        Frases, oração, paragrafação, pontuação.
·        Segmentação de palavras, frases e textos.
·        Emprego das letras maiúsculas e minúsculas.

4.º BIMESTRE

·        Textos Instrucionais: receita culinária e regras de jogos;
·        Textos Científicos;
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: Classes gramaticais< Noções e funções: verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição>. Concordância nominal e verbal, significado e sentido de palavras e expressões, denotação e conotação, figuras de linguagem: onomatopéia e personificação.


 4.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  
  Os conteúdos serão trabalhados dentro dos quatro eixos da Língua Portuguesa, considerando sempre os elementos constitutivos do texto em estudo:
@ Textos Narrativos: livros infantis, contos clássicos, histórias em quadrinhos, lendas e fábulas;
@ Textos Poéticos: poema, quadrinha, parlenda e cantiga;
@ Textos Epistolares: bilhete e convite;
@ Textos Jornalísticos: notícia;
@ Textos Instrucionais: receita culinária e regras de jogos;
@ Textos Científicos;
@ Outros Textos de diferentes gêneros de acordo com as necessidades e possibilidades.   

1.º BIMESTRE

·        Textos Narrativos: livros infantis, contos clássicos, histórias em quadrinhos, lendas e fábulas;
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: letra, fonema, ordem alfabética, sílaba, ortografia, emprego de letras maiúsculas e minúsculas, divisão silábica, frases; Ortografia; Segmentação de palavras, frase e texto;
·        Classes Gramaticais – noções e funções: Substantivo: gênero, número, grau, coletivo;
·        Tipologias textuais (outras);


 2.º BIMESTRE

·        Textos Poéticos: poema, quadrinha, parlenda e cantiga;
·        Classes Gramaticais – noções e funções: Artigo, adjetivo, numeral;
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: Pontuação; Frase; Oração; Período simples; Segmentação de palavras, frases e textos; Ortografia.
·        Tipologias textuais

3.º BIMESTRE
·        Textos Epistolares: bilhete e convite;
·        Textos Jornalísticos: notícia;
·        Classes Gramaticais – noções e funções: Pronome, verbo, advérbio, preposição.
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: ortografia; paragrafação; segmentação de palavras, frase e texto;
·        Tipologias textuais.

4.º BIMESTRE
·        Textos Instrucionais: receita culinária e regras de jogos;
·        Textos Científicos;
·        Classes Gramaticais – noções e funções: Conjunção e interjeição.
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: concordância nominal e verbal; denotação e conotação; figuras de linguagem.
·        Tipologias textuais.


5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  Os conteúdos serão trabalhados dentro dos quatro eixos da Língua Portuguesa, considerando sempre os elementos constitutivos do texto em estudo:
@ Textos Narrativos: livros infantis, contos clássicos, histórias em quadrinhos, lendas e fábulas;
@ Textos Poéticos: poema, quadrinha, parlenda e cantiga;
@ Textos Epistolares: bilhete e convite;
@ Textos Jornalísticos: notícia;
@ Textos Instrucionais: receita culinária e regras de jogos;
@ Textos Científicos;
@ Outros Textos de diferentes gêneros de acordo com as necessidades e possibilidades.   

1.º BIMESTRE
·        Textos Jornalísticos: classificados, charge e notícias;
·        Textos Epistolares: bilhetes, cartas, avisos, cartões e diários.
·        Classes Gramaticais: Noções e funções: substantivos, artigos, adjetivos, numerais e pronomes.
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: Letra, fonema e ordem alfabética.
2.º BIMESTRE
·        Textos Publicitários: cartazes, classificados e propagandas;
·        Textos Narrativos: livros infantis e infanto-juvenis, contos, lendas e fábulas, anedotas, textos dramáticos e histórias em quadrinhos.
·        Classes Gramaticais: Verbos, Advérbios, Preposição, Conjunção,
     Interjeição e Frases.
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: Oração; Período simples; Concordância nominal e verbal.


3.º BIMESTRE
·        Textos Instrucionais: receitas culinárias, lista telefônica e manuais de instruções;
·        Textos Poéticos: poemas, paródias e músicas;
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: Discurso direto e indireto; Segmentação de palavra, frase e texto; Coesão e coerência;

4.º BIMESTRE
·        Textos informativos: resumo, tabela, gráfico, verbetes e textos didáticos;
·        Textos Científicos;
·        Gramática em contexto semântico / interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades: Denotação e conotação; Figuras de linguagem: onomatopéia, personificação, antítese, metáfora, ironia e pleonasmo ou redundância.

  OBS: Para os quatro bimestres:
·        Textos de diferentes gêneros de acordo com as necessidades e possibilidades.
·        Gramática em contexto semântico/interativo de acordo com as dificuldades, necessidades e possibilidades; Sílabas; Ortografia; Emprego de letra maiúscula e minúscula; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Paragrafação; Significado e sentido de palavras e expressões; Pontuação.

6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  Os conteúdos serão trabalhados dentro dos quatro eixos da Língua Portuguesa, considerando sempre os elementos constitutivos do texto em estudo:
@ Textos Narrativos: livros infantis, contos clássicos, histórias em quadrinhos – humorístico e irônicos, crônica, charge,resumo, ficção, lendas e fábulas;
@ Textos Poéticos: poema (lírico, narrativo, descritivo e cinético), canção e paródia.;
@ Textos Epistolares: cartão postal e carta familiar;
@ Textos Jornalísticos: noticia, classificado, entrevista e comunicado;
@ Textos Instrucionais: receita, manual, regulamento, norma, guia, lista 
      Telefônica e regras de jogos;
@ Textos Científicos;
@ Textos publicitários: anúncio, cartaz e propaganda;
@ Textos informativos: resumo, relatório, tabela e gráfico;
@ Outros Textos de diferentes gêneros de acordo com as necessidades e possibilidades.  

1.º BIMESTRE

·        Textos Narrativos: livros infantis, contos clássicos, histórias em quadrinhos – humorísticos e irônicos, crônica, charge, resumo, ficção, lendas e fábulas;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: variação lingüística, linguagem verbal e não verbal, tipos de frases, oração, frases, fonema e letra, ortografia.
·        Classes Gramaticais: substantivos.


2.º BIMESTRE
·        Textos Narrativos: livros infantis, contos clássicos, histórias em quadrinhos – humorístico e irônicos, crônica, charge, resumo, ficção, lendas e fábulas;
·        Textos publicitários: anúncio, cartaz e propaganda.
·        Gramática em contexto semântico/interativo: ortografia, coesão e coerência, pontuação.
·        Classes Gramaticais: Substantivo e adjetivo (classificação e flexão).

3º BIMESTRE
·        Textos informativos: resumo, relatório, tabela e gráfico;
·        Textos informativos: resumo, relatório, tabela e gráfico;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: ortografia, coesão e coerência, conotação, numeral, acentuação gráfica, sílaba átona -tônica;
·        Classes Gramaticais: artigo, pronomes;

4º BIMESTRE
·        Textos Instrucionais: receita, manual, regulamento, norma, guia, lista 
      Telefônica e regras de jogos;
·        Textos Jornalísticos: noticia, classificado, entrevista e comunicado;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: ortografia, pontuação, Concordância e regência,
·        Classes Gramaticais: Verbos: modos, flexões e tempo;


7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  Os conteúdos serão trabalhados dentro dos quatro eixos da Língua Portuguesa, considerando sempre os elementos constitutivos do texto em estudo:
@ Narrativas ficcionais: livros infanto-juvenis, contos, fábulas, histórias em quadrinhos, crônica, resumo, ficção;
@ Textos Poéticos: poema (lírico, narrativo, descritivo, reflexivo e cinético), canção e paródia.;
@ Textos Epistolares: cartão postal e carta familiar;
@ Textos Jornalísticos: noticia, classificado, entrevista e comunicado;
@ Textos Instrucionais: receita, manual, regulamento, norma, guia, lista 
      telefônica e regras de jogos;
@ Textos Científicos;
@ Textos publicitários: anúncio, cartaz e propaganda, folders e outros;
@ Textos informativos: resumo, relatório, catálogos, tabela e gráfico;
@ Outros Textos de diferentes gêneros de acordo com as necessidades e possibilidades.  

1.º BIMESTRE

·        Textos publicitários: anúncio, cartaz e propaganda, folders e outros;
·        Textos Jornalísticos: noticia, classificado, entrevista e comunicado;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: pontuação, ortografia, classes de palavras, estrutura e formação de palavras, denotação e conotação, frase, oração, período, elementos da comunicação e as funções da linguagem;
·        Classes Gramaticais: substantivos.
·        Metodologia científica na elaboração e formatação de trabalhos.

2.º BIMESTRE
·        Textos Poéticos: poema (lírico, narrativo, descritivo, reflexivo e cinético), canção e paródia;
·        Textos Instrucionais: receita, manual, regulamento, norma, guia, lista 
          telefônica e regras de jogos.
·        O que é um texto? Coerência e coesão textual, tipos de composição e narração.
·        Gramática em contexto semântico/interativo: Estrutura e formação de palavras, variação lingüística, acentuação, concordância e regências, coesão e coerência,
·        Classes Gramaticais: Substantivo e adjetivo (classificação e flexão).

3º BIMESTRE
·        Textos informativos: resumo, relatório, catálogos, tabela e gráfico;
·        Narrativas ficcionais: livros infanto-juvenis, contos, fábulas, histórias em quadrinhos, crônica, resumo, ficção;
·        Debate deliberativo;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: termos essenciais da oração, termos integrantes da oração;
·        Classes Gramaticais: artigo, pronomes;

4º BIMESTRE
·        Textos Científicos;
·        Textos Epistolares: cartão postal e carta familiar;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: ortografia, pontuação, Concordância e regência, termos acessórios da oração;
·        Classes Gramaticais: Verbos: modos, flexões e tempo;


8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  Os conteúdos serão trabalhados dentro dos quatro eixos da Língua Portuguesa, considerando sempre os elementos constitutivos do texto em estudo:
@ Narrativas ficcionais: livros infanto-juvenis, contos, tiras, histórias em quadrinhos;
@ Textos Poéticos: poema (lírico, narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, reflexivo, épico e cinético), canção e paródia.;
@ Textos Epistolares: cartão – postal, requerimentos, abaixo-assinados, carta familiar e comercial;
@ Textos Jornalísticos: noticia, artigo, entrevista, carta ao leitor e comunicado;
@ Textos Instrucionais: receita, manual, regulamento, norma, guia, lista 
      telefônica e outros
@ Textos Científicos;
@ Textos publicitários: anúncio, cartaz e propaganda, folders e outros;
@ Textos informativos: resumo, relatório, catálogos, tabela e gráfico;
@ Textos dissertativos: argumentativo e expositivo;
@ Outros Textos de diferentes gêneros de acordo com as necessidades e possibilidades.  

1.º BIMESTRE

·        Textos publicitários: anúncio, cartaz e propaganda, folders e outros ;
·        Narrativas ficcionais: livros infanto-juvenis, contos, tiras, histórias em quadrinhos;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: pontuação, ortografia, concordância, coesão e coerência, classe de palavras;
·        Metodologia científica na elaboração e formatação de trabalhos.

2.º BIMESTRE
·        Textos informativos: resumo, relatório, catálogos, tabela e gráfico;
·        Textos Instrucionais: receita, manual, regulamento, norma, guia, lista
·        Gramática em contexto semântico/interativo: Estrutura e formação de palavras, variação lingüística, acentuação, concordância e regências, coesão e coerência;

3º BIMESTRE
·        Textos Poéticos: poema (lírico, narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, reflexivo, épico e cinético), canção e paródia.;
·        Textos Jornalísticos: noticia, artigo, entrevista, carta ao leitor e comunicado;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: termos essenciais, acessórios e integrantes da oração, pontuação, ortografia, concordância e regência. Coesão e coerência, conotação e denotação;

4º BIMESTRE
·        Textos Científicos;
·        Textos Epistolares: cartão – postal, requerimentos, abaixo-assinados, carta familiar e comercial;
·        Textos dissertativos: argumentativo e expositivo;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: ortografia, pontuação, coesão e coerência, estrutura e formação de palavras, período composto por coordenação;
·        Outros textos: diferentes gêneros;

 9.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  Os conteúdos serão trabalhados dentro dos quatro eixos da Língua Portuguesa , considerando sempre os elementos constitutivos do texto em estudo:
@ Textos Poéticos: poema (lírico, narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, reflexivo, épico e cinético), canção e paródia.;
@ Textos Epistolares: curriculum - vitae, cartão – postal, requerimentos, abaixo-assinados, carta familiar e comercial;
@ Textos Jornalísticos: noticia, artigo, entrevista, carta ao leitor e comunicado;
@ Textos Instrucionais: receita, manual, regulamento, norma, guia, lista 
      telefônica e outros
@ Textos Científicos;
@ Textos publicitários: anúncio, cartaz e propaganda, folders e outros;
@ Textos informativos: resumo, relatório, catálogos, tabela e gráfico;
@ Textos dissertativos: argumentativo e expositivo;
@ Textos narrativos: contos clássicos da literatura brasileira, tiras, histórias em quadrinhos, crônica, resumo, resenha, paráfrase e ficção, livros infanto-juvenis;
@ Outros Textos de diferentes gêneros de acordo com as necessidades e possibilidades.  

1.º BIMESTRE

·        Textos publicitários: anúncio, cartaz e propaganda, folders e outros;
·        Textos narrativos: tiras, histórias em quadrinhos, resumo, resenha;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: pontuação, ortografia, concordância, coesão e coerência, classe de palavras;
·        Metodologia científica na elaboração e formatação de trabalhos.


2.º BIMESTRE
·        Textos narrativos: contos clássicos da literatura brasileira, crônica;
·        Textos Jornalísticos: noticia, artigo, entrevista, carta ao leitor e comunicado;
·        Textos Instrucionais: receita, manual, regulamento, norma, guia, lista 
           telefônica e outros;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: período composto por
·        Coordenação, pontuação, ortografia, concordância, Coesão e coerência;



3º BIMESTRE
·        Textos Poéticos: poema (lírico, narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, reflexivo, épico e cinético), canção e paródia.;
·        Textos dissertativos: argumentativo e expositivo;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: Período composto por subordinação; pontuação, ortografia, concordância e regência, Conotação e denotação;
·        Outros textos: diferentes gêneros;


4º BIMESTRE
·        Textos Científicos;
·        Textos Epistolares: curriculum - vitae, cartão – postal, requerimentos, abaixo-assinados, carta familiar e comercial;
·        Textos dissertativos: argumentativo e expositivo;
·        Gramática em contexto semântico/interativo: ortografia, pontuação, coesão e coerência, estrutura e formação de palavras, período composto por coordenação;
·        Outros textos: diferentes gêneros;


       Metodologia

                 Aproveitando as experiências significativas dos alunos por meio de diversos gêneros textuais, de diferentes registros e estilo, o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, precisam estar alicerçados nas múltiplas linguagens e estéticas, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, capazes de transformar o meio em que vivem.
                     Os temas abordados deverão ser relacionados com a vivência na sociedade e trabalhados na forma de conteúdo escolar, nos quatro eixos:
# Prática da Oralidade.
# Prática de Leitura
# Prática de Produção e Reprodução de Textos
# Análise e Reflexão sobre a  Língua.


       Relevância Social da Aprendizagem articulada aos quatro eixos da Língua Portuguesa.

                           “ A relevância social da aprendizagem dos quatro eixos da Língua Portuguesa pressupõe uma aprendizagem de qualidade, por meio de uma didática seletiva que abranja os conteúdos mais significativos para ampliar os conhecimentos trazidos de casa, da família, da vizinhança, e do meio em que vive.” (Referencial Curricular Vol. II – pág 93).
                                            A escola precisa aproveitar esses conhecimentos e ampliá-los para que aluno possa viver em uma sociedade mais igualitária.
                   Na prática da Oralidade, o professor precisa ensinar o uso da linguagem formal e informal respeitando as formas de expressão e comunicação.
                      Na prática da Leitura, é importante a troca de experiências de leituras dentro e fora da sala de aula, utilizando estratégias de leituras para atender diferentes objetivos e que haja compreensão.
                    Na prática da Produção de Textos, é importante que o aluno faça a reescrita, quantas vezes forem necessárias, produzindo, lendo e relendo seu texto e corrigindo-o.
                    Na prática da Análise de Reflexão sobre a Língua é necessário que aluno faça análises e reflexões orais e escritas e também participe de debates sobre diversos temas da atualidade criando sugestões para melhoria de tais problemas sociais.