Projeto Político Pedagógico (parte6)


ARTES

A escola é o espaço que, por meio de um currículo amplo e de metodologias específicas, enfoca a sistematização do processo de ensino e aprendizagem de arte. 

[...] é na escola que oferecemos a oportunidade para que                                        crianças e jovens possam efetivamente viver e entender o processo artístico e sua história em curso especialmente destinado para esses estudos.” (FUSARI; Ferraz, 1993,p.19)

   O Ensino de Artes do Ensino Fundamental está diretamente vinculado ao componente arte. Cabe aos professores, sistematizar o processo de ensino e aprendizagem, atuar na área de formação e promover articulação entre as diferentes linguagens artísticas: artes visuais, teatro e música.
      
         
Objetivos:
ØContribuir para a apropriação, contextualização e reflexão do conhecimento estético, historicamente produzido pela humanidade, por meio da articulação entre teoria e prática artística.         
Ø Valorizar a diversidade da manifestação cultural, local, regional e mundial, para preservar e compreender a identidade cultural e estimular os alunos a conhecer a cultura brasileira e regional.
Ø  Explorar os elementos das linguagens artísticas por meio de atividades com materiais e tecnologias diversificadas, de maneira que o aluno possa conhecer, identificar e criar suas próprias produções artísticas.    
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
Conteúdos
No ensino da arte, os conteúdos devem contemplar a atividade do aluno como um espectador e produtor diante de uma imagem, do concerto musical, espetáculo teatral, para transformar este momento em experiência estética e em conhecimento.
    Na busca da unidade e da totalidade do conhecimento no ensino de Arte, os conteúdos foram organizados, por uma questão didática, em dois eixos:
      @ Eixo – Compreensão histórica e cultural da arte.
      @ Eixo - Produção Artística.


1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES VISUAIS:
·  Compreensão histórico-cultural das Artes Visuais: Arte e cultura:artistas e suas obras ( arte africana, oriental, européia, americana, nacional, regional e local); Brincadeiras Infantis e brinquedos nas obras de artes: representação em diferentes épocas e culturas.
·  Produção artística: Expressão gráfica e formas de expressão exploração do corpo no desenvolvimento gráfico, expressão em diferentes formas artísticas (desenho, gravura, pintura, recorte e colagem, escultura, modelagem e outros); Exploração de materiais: meios secos, aquosos, superfícies bidimensionais e tridimensionais; tipos de desenhos de observação, com interferência, com tema e outros.

MÚSICA:
·    Compreensão histórica e cultural da música: tipos de canções; Movimento (corpo, ritmo e melodia); a música em jogos e brincadeiras; arte e cultura (os compositores e suas obras), músicas africanas, americanas, européia, nacional, regional e local.
·  Produção Artística: Qualidades do som: intensidade, altura, timbre e duração; escuta e descoberta dos sons: (onde moro, estudo, próximos da escola); Expressão vocal e instrumental.

TEATRO
·    Compreensão histórico-cultural do teatro: arte e cultura- peças teatrais infantis em diferentes culturas Textos nacionais, regionais e locais; representação cênica de peças infantis – encenação e dramatização com jogos e brincadeiras.
·        Produção Artística: formas de teatro - sombra, bonecos, de vara, de palco, de dedo e outros; Descoberta do corpo – expressão corporal e facial, jogos dramáticos.

  2.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES VISUAIS:
·        Compreensão histórico-cultural das Artes Visuais: Arte e cultura: artistas e suas obras (arte africana, oriental, européia, americana, nacional, regional e local); Brincadeiras Infantis e brinquedos nas obras de artes: representação em diferentes épocas e culturas; Noções básicas dos elementos da linguagem visual.
·        Produção artística: Expressão gráfica e formas de expressão exploração do corpo no desenvolvimento gráfico, expressão em diferentes formas artísticas (desenho, gravura, pintura, recorte e colagem, escultura, modelagem e outros); Exploração de materiais: meios secos, aquosos, superfícies bidimensionais e tridimensionais; tipos de desenhos de observação, com interferência, com tema e outros; Tipos de desenhos- observação, memória, com interferência, com tema e outros.

MÚSICA:
·  Compreensão histórico-cultural da música: tipos de canções; Movimento (corpo, ritmo e melodia); a musica em jogos e brincadeiras; arte e cultura (os compositores e suas obras), músicas africanas, americanas, européia, nacional, regional e local; Noções básicas dos elementos da linguagem musical.
·        Produção Artística: Qualidades do som: intensidade, altura, timbre e duração; escuta e descoberta dos sons: (onde moro, estudo, próximos da escola); Expressão vocal e instrumental.

TEATRO
·        Compreensão histórica e cultural do teatro: arte e cultural- peças teatrais infantis em diferentes culturas Textos nacionais, regionais e locais; representação cênica de peças infantis – encenação e
·  dramatização com jogos e brincadeiras; Noções básicas dos elementos da linguagem teatral.
·        Produção Artística: formas de teatro - sombra, bonecos, de vara, de palco, de dedo e outros.; Descoberta do corpo – expressão corporal e facial, jogos dramáticos; produções e manifestações teatrais- improvisações teatrais.

 3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES VISUAIS: Eixos-
·        Compreensão histórico-cultural das Artes Visuais: Arte visuais na família e no bairro (influências africanas, orientais indígenas, européia, latino-americanas e norte-americanas,artistas e obras); Elementos da linguagem visual: estudo dos elementos da linguagem visual por meio da apreciação de produções imagéticas.
·        Produção artística: Formas de expressão artística - Experimentação, pesquisa e criação artística por meio do desenho, gravura, pintura, recorte e colagem, escultura, fotografia, infogravura e outros.

MÚSICA:
·        Compreensão histórica e cultural da música: manifestações da música na família e no bairro: (influências africanas, orientais indígenas, européia, latino-americanas e norte-americanas, músicos e obras); Elementos da linguagem musical: estudo dos elementos da linguagem musical em diferentes produções;
·        Produção artística: Formas de expressão: Experimentação, pesquisa e criação artística a partir das manifestações musicais: vocais e instrumentais, nas músicas infantis populares, folclóricas, eruditas, modernas e contemporâneas;

TEATRO
·        Compreensão histórica e cultural do teatro: Manifestações do teatro na família e no bairro: pesquisa dos diferentes tipos de expressões humanas e manifestação popular; personagens e aos espetáculos realizados no bairro e suas formas de expressões estéticas na contemporaneidade. Elementos constitutivos do teatro: improvisação, construção de roteiros/cenas arte cênica, jogos dramáticos, cenário,figurino,adereços.
·        Produção Artística: formas de expressão - Experimentação, pesquisa e criação artística a partir das manifestações teatrais: sombra, bonecos de vara, de palco, de dedo e outros; expressão corporal: expressão facial e corporal, jogos dramáticos e brincadeiras;

4.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES VISUAIS: Eixos-
·  Compreensão histórica e cultural das Artes Visuais em Campo Grande: Manifestações das artes visuais em Campo Grande: influências africanas, orientais, indígenas, européia, latino-americanas e norte-americanas, artistas e obras;
·    Elementos da linguagem visual: estudo dos elementos da linguagem visual por meio da apreciação de produções imagéticas.
·        Produção artística: Formas de expressão artística - Experimentação, pesquisa e criação artística por meio do desenho, gravura, pintura, recorte e colagem, escultura, fotografia, modelagem, artes gráficas e outros.

MÚSICA:
·   Compreensão histórica e cultural da música: Manifestações da música em Campo Grande: influências africanas, orientais, indígenas, européia, latino-americanas e norte-americanas, músicos e obras;
·        Elementos da linguagem musical: estudo dos elementos da linguagem musical em diferentes produções musicais.
·        Produção Artística: Formas de expressão artística: experimentação, pesquisa e criação a partir das manifestações musicais: vocais e instrumentais, nas músicas infantis populares, folclóricas, eruditas, modernas e contemporâneas.

TEATRO
·    Compreensão histórica e cultural do teatro: Manifestações teatrais em Campo Grande: concepções históricas e o teatro local e suas formas de expressões estéticas na contemporaneidade;
·   Elementos constitutivos do teatro: improvisação, construção de roteiros/cenas: arte cênica, jogos dramáticos, cenografia, cenário, figurino, adereços,sonoplastia, maquiagem.
·   Produção Artística: tipos de teatro: sombra, bonecos, de vara, de palco, de dedo e outros; Experimentação, pesquisa e criação: com elementos e recursos da linguagem teatral; experimentação de diferentes possibilidades de expressão corporal, expressão facial e corporal, jogos dramáticos e brincadeiras.

 5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

 ARTES VISUAIS: Eixos
·        Compreensão histórica e cultural das Artes Visuais: Manifestações das artes visuais em Mato Grosso do Sul: influências africanas, orientais, indígenas, européia, latino-americanas e norte-americanas, artistas e obras;
·    Elementos da linguagem visual: estudo dos elementos da linguagem visual por meio da apreciação de produções imagéticas.
·        Produção artística: Formas de expressão artística - Experimentação, pesquisa e criação artística por meio do desenho, gravura, pintura, recorte e colagem, escultura, fotografia, infogravura, instalação e outros.

MÚSICA:
·        Compreensão histórica e cultural da música: Manifestações das música em Mato Grosso do Sul: influências africanas, orientais, indígenas, européia, latino-americanas e norte-americanas, músicos e obras; 
·        Elementos da linguagem musical: estudo dos elementos da linguagem musical em diferentes  produções musicais da atualidade;
·        Produção artística: Formas de expressão artística - Experimentação, pesquisa e criação artística a partir das manifestações musicais: vocais e instrumentais e outras. Músicas:infantis, populares, folclóricas, eruditas, modernas e contemporâneas

TEATRO
·        Compreensão histórica e cultural do teatro: Manifestações das música em Mato Grosso do Sul:origens culturais, o teatro como atividade que favorece a identificação com outras realidades sócio-culturais e suas formas de expressões estéticas na contemporaneidade;
·  Elementos Constitutivos do teatro-relativo ao ator( gesto,expressão facial, deslocamento espacial, voz e entonação) ao espaço cênico (objeto de cena, adereço, maquiagem, figurino, iluminação, música e texto).
·   Produção Artística: tipos de teatro - sombra, bonecos, de vara, de palco, de dedo e outros; Experimentação, pesquisa e criação: com elementos e recursos da linguagem teatral; experimentação de diferentes possibilidades de expressão corporal: expressão facial e corporal, jogos dramáticos. 


6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

ARTES VISUAIS: Eixos-
·       Compreensão histórica e cultural das Artes Visuais: Manifestações das artes visuais na história da arte: - Pré- História, pré-história do Brasil
·    Elementos da linguagem visual: estudo dos elementos da linguagem visual por meio da apreciação de produções imagéticas.
·  Produção artística: Formas de expressão artística - Experimentação, pesquisa e criação artística por meio do desenho, gravura, pintura, recorte e colagem, escultura, fotografia, infogravura, audiovisual, trabalhos tridimensionais (escultura, modelagem, assemblage) e outros. 

2.º BIMESTRE

ARTES VISUAIS: Eixos-
Compreensão histórica e cultural das Artes Visuais:
·   Arte Egípcia, Grega e Romana, principais características; influências na cultura brasileira e sua apropriação pelas formas de expressão estéticas na contemporaneidade; artistas e obras.
·   Elementos da linguagem visual: estudo dos elementos da linguagem visual por meio da apreciação de produções imagéticas.

3.º BIMESTRE

MÚSICA:
·        Compreensão histórico-cultural da música: Manifestações da musica; na história da música na Pré - História, pré-história do Brasil.
·        Manifestações da musica; na história da música Egípcia, Grega e Romana.
·       Principais características; influências na cultura brasileira e sua apropriação pelas formas de expressão estéticas na contemporaneidade; músicos e obras;
·        Elementos da linguagem musical: estudo dos elementos da linguagem musical em diferentes produções musicais.
·        Produção artística: Formas de expressão - Experimentação, pesquisa e criação artística a partir das manifestações musicais: vocais e instrumentais e outras. Músicas: infantis, populares, folclóricas, eruditas, modernas e contemporâneas.

4.º BIMESTRE

TEATRO
·        Compreensão histórica e cultural do teatro: Manifestações teatrais na história da humanidade: a história do teatro a partir dos da origem, obras, gêneros e das formas de representação na pré-história, pré-história do Brasil;
·        Teatro grego e romano.
·        Principais características, manifestações e suas influências na cultura brasileira e suas formas de expressões estéticas na contemporaneidade; dramaturgia.
·   Elementos Constitutivos do teatro - relativos ao ator ( gesto,expressão facial, deslocamento espacial, voz e entonação) ao espaço cênico (objeto de cena, adereço, maquiagem, figurino, iluminação, música e texto).
·        Produção Artística: tipos de teatro: construção e articulação por meio do teatro de sombra, bonecos, de vara, de palco, de dedo e outros;
·    Experimentação, pesquisa e criação: com elementos e recursos da linguagem teatral; experimentação de diferentes possibilidades de expressão corporal, expressão facial e corporal, jogos dramáticos e brincadeiras.

    7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º  BIMESTRE
ARTES VISUAIS: Eixos-
·        Compreensão histórica e cultural das Artes Visuais: Manifestações das artes visuais na história da arte: - Arte Bizantina e Gótica;

2.º BIMESTRE
  
·        Renascimento, Barroca;
·        Principais características; influências na cultura brasileira e sua apropriação pelas formas de expressão estéticas na contemporaneidade; artistas e obras;
·        Elementos da linguagem visual: estudo dos elementos da linguagem visual por meio da apreciação de produções imagéticas.
·        Produção artística: Formas de expressão artística - Experimentação, pesquisa e criação artística por meio do desenho, gravura, pintura, recorte e colagem, escultura, fotografia, infogravura, audiovisual, trabalhos tridimensionais (escultura, modelagem, assemblage), instalação e outros.

MÚSICA:
·        Compreensão histórico-cultural da música: Manifestações da Música: música Bizantina e Gótica; Pré - Renascentista, renascentista, Barroca; principais características; influências na cultura brasileira e sua apropriação pelas formas de expressão estéticas na contemporaneidade; músicos e obras; Elementos da linguagem musical: estudo dos elementos da linguagem visual em diferentes produções musicais da atualidade.
·        Produção musical: Formas de expressão artística - Experimentação, pesquisa e criação a partir das manifestações musicais: vocais e instrumentais e outras. Músicas: infantis, populares, folclóricas, eruditas, modernas e contemporâneas.


TEATRO
·        Compreensão histórica e cultural do teatro: Manifestações teatrais na história da humanidade: a história do teatro a partir dos dramaturgos e suas obras, dos gêneros e das formas de representação do teatro bizantino e gótico, renascimento e barroco; Principais características, manifestações e suas influências na cultura brasileira e suas formas de expressões estéticas na contemporaneidade; dramaturgia. Elementos Constitutivos do teatro - relativos ao ator ( gesto,expressão facial, deslocamento espacial, voz e entonação) ao espaço cênico (objeto de cena, adereço, maquiagem, figurino, iluminação, música e texto).
·        Produção Artística: tipos de teatro: cenografia, cenário, figurino,adereços, maquiagem, gestos, expressão facial e corporal, máscara, construção e articulação de fantoches de sombra, bonecos de vara, de palco, de dedo e outros; Experimentação, pesquisa e criação: com elementos e recursos da linguagem teatral; experimentação de diferentes possibilidades de expressão corporal, expressão facial e corporal, jogos dramáticos e brincadeiras.

        8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES VISUAIS: Eixos-
·        Compreensão histórica e cultural das Artes Visuais: Manifestações das artes visuais na história da arte: - Neoclassicismo, Romantismo, Realismo e Impressionismo; principais características; influências na cultura brasileira e sua apropriação pelas formas de expressão estéticas na contemporaneidade; artistas e obras; Elementos da linguagem visual: estudo dos elementos da linguagem visual por meio da apreciação de produções imagéticas.
·        Produção artística: Formas de expressão artística - Experimentação, pesquisa e criação artística por meio do desenho, gravura, pintura, recorte e colagem, escultura, fotografia, infogravura, audiovisual, trabalhos tridimensionais (escultura, modelagem, assemblage), instalação e outros.

MÚSICA:
· Compreensão histórico-cultural da música: Manifestações da música: - Neoclassicismo, Romantismo, Realismo e Impressionismo; principais características; influências na cultura brasileira e sua apropriação pelas formas de expressão estéticas na contemporaneidade; músicos e obras; Elementos da linguagem musical: estudo dos elementos da linguagem visual em diferentes produções musicais da atualidade;
·        Produção artística: Formas de expressão - Experimentação, pesquisa e criação a partir das manifestações musicais: vocais, instrumentais e outras; Músicas: infantis, populares, folclóricas, eruditas, modernas e contemporâneas;


TEATRO
·        Compreensão histórico-cultural do teatro: Manifestações teatrais na história da humanidade: a história do teatro a partir dos dramaturgos e suas obras, dos gêneros e das formas de representação do teatro no século XIX, (neoclassicismo, romantismo, realismo e impressionismo); Principais características, manifestações e suas influências na cultura brasileira e suas formas de expressões estéticas na contemporaneidade; dramaturgia. Elementos Constitutivos do teatro - relativos ao ator( gesto,expressão facial, deslocamento espacial, voz e entonação) ao espaço cênico (objeto de cena, adereço, maquiagem, figurino, iluminação, música e texto).
·        Produção Artística: formas de teatro: construção e articulação por meio de teatro de sombra, bonecos de vara, de palco, de dedo e outros; Experimentação, pesquisa e criação: com elementos e recursos da linguagem teatral; experimentação de diferentes possibilidades de expressão corporal, expressão facial e corporal. Desenvolvimento de leituras de textos performáticos e oralização de poemas, contos e crônicas para reproduzir, interpretar e selecionar peças teatrais de cunho social. Roteiros e cenas, jogos teatrais, texto dramático, criando e adequando histórias orais e escritas, a partir de idéias e temas propostos e desenvolver as diversas modalidades teatrais a construção e articulação.

 9.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES VISUAIS: Eixos-
·        Compreensão histórica e cultural das Artes Visuais: Manifestações das artes visuais na história da arte: - Arte no final do século XX; Modernismo no Brasil; Arte contemporânea; principais características; influências na cultura brasileira e sua apropriação pelas formas de expressão estéticas na contemporaneidade; artistas e obras; Elementos da linguagem visual: estudo dos elementos da linguagem visual por meio da apreciação de produções imagéticas.
Produção artística: Formas de expressão artística - Experimentação, pesquisa e criação artística por meio do desenho, gravura, pintura, recorte e colagem, escultura, fotografia, infogravura, audiovisual, trabalhos tridimensionais (escultura, modelagem, assemblage), instalação, body art, e outros.

MÚSICA:
·        Compreensão histórico-cultural da música: Manifestações da música no final do século XX; Modernismo no Brasil;Música contemporânea; principais características; influências na cultura brasileira e sua apropriação pelas formas de expressão estéticas na contemporaneidade; músicos e obras; Elementos da linguagem musical: estudo dos elementos da linguagem musical em diferentes produções musicais da atualidade;
Produção artística: Formas de expressão - Experimentação, pesquisa e criação a partir das manifestações musicais: vocais, instrumentais e outras; Músicas: infantis, populares, folclóricas, eruditas, modernas e contemporâneas.

TEATRO
·        Compreensão histórico-cultural do teatro: Manifestações teatrais na história da humanidade: a história do teatro a partir dos dramaturgos e suas obras, dos gêneros e das formas de representação do teatro no século XIX, e a arte no século XX: modernismo no Brasil, teatro contemporâneo; Principais características, manifestações e suas influências na cultura brasileira e suas formas de expressões estéticas na contemporaneidade; dramaturgia. Elementos Constitutivos do teatro - relativos ao ator ( gesto,expressão facial, deslocamento espacial, voz e entonação) ao espaço cênico (objeto de cena, adereço, maquiagem, figurino, iluminação, música e texto).
·        Produção Artística: tipos de teatro: construção e articulação por meio de teatro de sombra, bonecos de vara, de palco, de dedo e outros; Experimentação, pesquisa e criação: com elementos e recursos da linguagem teatral; experimentação de diferentes possibilidades de expressão corporal, expressão facial e corporal. Desenvolvimento de leituras de textos performáticos e oralização de poemas, contos e crônicas para reproduzir, interpretar e selecionar peças teatrais de cunho social. Roteiros e cenas, jogos teatrais, texto dramático, criando e adequando histórias orais e escritas, a partir de idéias e temas propostos e desenvolver as diversas modalidades teatrais a construção e articulação.

Metodologia

    O ensino da Arte deve propiciar o desenvolvimento de um olhar mais crítico do aluno, possibilitar uma leitura de mundo por meio da consciência histórica e da reflexão estética sobre os momentos, as idéias, as produções do homem; em que o processo criativo do aluno se alie ao processo de socialização do saber e dos bens estéticos e artísticos.
    Portanto, o professor deverá elaborar e sistematizar a apropriação de conceitos científicos, atribuindo significado ao conteúdo estudado, adequando à organização de suas aulas, seus métodos de ensino que sirvam aos seus propósitos, sem se preocupar em seguir receitas ou modelos. Mas deve proporcionar aos alunos, momentos de criação e de expressão. O processo de ensino e aprendizagem deve acontecer de maneira lúdica, alegre, e sempre respeitando as possibilidades de desenvolvimento e limites expressivos do aluno.

EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física surgiu da concepção do corpo com a história do próprio homem.                                                                 O exercício físico surgiu como um processo de                                                                 organização social e cultural, sendo a ginástica um instrumento de formação educacional dos gregos. ( GRIFFI, 1989).

 A Lei de Diretrizes e Bases – LDB, em seu artigo 26 § 3.º considera a Educação Física como uma disciplina integrada a proposta pedagógica da escola e como componente curricular de Educação Básica, facultativa nos cursos noturnos.Posteriormente, a Educação Física, foi incluída com prática pedagógica no núcleo comum da escola. Passou a ser valorizada como área de conhecimento, auxiliar na apropriação dos conhecimentos específicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Educação Física, possibilita o desenvolvimento dos aspectos motor, afetivo e                                                                social das crianças. Para tanto, utiliza-se meios como jogos simbólicos, de regras, de                                                                construção, brincadeiras, músicas e atividades de auto – conhecimento (consciência corporal / higiene), permitindo o desempenho das                                                          habilidades básicas de acordo com a realidade                                                            motriz e psíquica de cada educando.(ETAL,Tani,1988)
Além de proporcionar prazer na realização das atividades e socialização, reflete na aprendizagem dos educandos nas demais disciplinas, resultando em maior deficiência nas variadas atividades propostas em sala de aula.
Os PCNs de Educação Física, trazem uma proposta para área:

                                                     “ [...] que procura democratizar, humanizar e
                                                             diversificar a prática pedagógica da área,
                                                             buscando simplificar der uma visão apenas
                                                             biológica, para um trabalho que incorpore
                                                             dimensões afetivas, cognitivas e sócio-culturais
                                                             dos alunos”.(BRASIL,1998,p.15

 A Educação Física na escola é vista pelos alunos como uma aula diferenciada, dinâmica, alegre, participativa e esta ludicidade os alcança tornando livres para mostrar suas habilidades e potencialidades sem máscaras, enfim, é a aula que eles mostram-se tal como são.


Objetivos para os 1.ºs e 2.ºs anos

Ø Aprender a viver em sociedade, internalizando os, elementos toda cultura corporal relevantes para seu grupo social;
Ø Vivenciar diferentes formas de organização das brincadeiras e atividades, desenvolvendo formas criativas de participação, experimentando suas possibilidades e limites corporais;
Ø Expressar-se por meio de gestos espontâneos, como ou sem acompanhamento musical, externando sentimentos, emoções para a conscientização do seu próprio corpo;
Ø Desenvolver a criatividade vivenciando movimentos naturais por meio, das brincadeiras, do jogo, da dança e da música explorando o meio em que vive;
Ø Desenvolver a interação com o meio físico e sócio culturais demonstrando atitudes de cooperação, respeito mútuo, resolvendo conflitos, respeitando as regras e participando na elaboração delas;
  
Objetivos para os 3.ºs aos 9.ºs anos
Ø Participar da vida social, cultural e esportiva, sendo capaz de conhecer, reconhecer e problematizar sentidos e significados da sociedade por meio da reflexão crítica.
Ø Apropriar dos conhecimentos teóricos e práticos da cultura corporal de movimento: jogos, danças, esportes, ginásticas, brincadeiras e utilizar esses conhecimentos na construção de novas estruturas cognitivas.
Ø Vivenciar as práticas corporais e nessa ação demonstrar respeito ao próximo, solidariedade e justiça na resolução das situações de conflito.
Ø Identificar as diferentes manifestações do esporte: Esporte-Educação(Esporte Educacional e Esporte Escolar), Esporte-Lazer e Esporte de Desempenho (Esporte de Rendimento e Esporte de Alto Rendimento);
Ø Reconhecer, compreender e analisar criticamente alguns padrões de estética corporal imposta pela mídia no contexto sociocultural;

         Conteúdos
 Os conteúdos devem possibilitar e oferecer aos alunos os conhecimentos construídos historicamente, pela sociedade, propiciando a utilização dos fatos e acontecimentos nacionais e internacionais, como também o avanço da ciência.
 Para o 3.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental, os conteúdos foram organizados em três eixos:
 @ Eixo – Conhecimento sobre o corpo.- possibilitar ao aluno, conhecimento sobre o corpo por meio das mais variadas atividades que o levem a descobrir, desenvolver, usufruir e transformar as possibilidades do seu próprio corpo.
@ Eixo – Jogos esportivos e recreativos.- O jogo é uma atividade voluntária sem caráter de produtividade, o que existe de relevante é apenas o prazer de brincar.
O jogo na escola deve-se considerar alguns elementos, como: a liberdade de ação do jogador ou caráter voluntário da ação lúdica; a existência de regras (implícitas e explícitas); o prazer; a irrelevância dos resultados e a contextualização no tempo e no espaço.
O esporte na escola resgata a liberdade dos alunos na escolha do esporte que deseja aprender; a vivência dos esportes de aventura numa proposta de resgate de valores como auto-realização; liberdade, cooperação e solidariedade; a reflexão crítica dos valores que formam e informam a cultura esportiva em nosso país e no mundo.
 @ Eixo – Atividades rítmicas e expressivas.- Nesse eixo, os conteúdos devem ter a expressão corporal como forma de linguagem, valorizar os movimentos corporais dos alunos e favorecer o conhecimento do seu próprio corpo, enfatizando a importância do ritmo e da expressão no espaço escolar.

“É necessário resgatar a cultura brasileira no                                                                                     universo da dança por meio de terras de origem                                                             culturais: negros, brancos, índios buscando                                                              despertar a consciência social do aluno na                                                             construção da cidadania.” ( SOARES, 1992)

A dança na escola deve ser trabalhada com o ensino de gestos, movimentos técnicos e expressão natural dos movimentos.

 1.º  E 2.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º ao 4.º  BIMESTRE

EIXO: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO
·        Elementos psicomotores e qualidades físicas secundárias;
·        Consciência corporal;
·        Lateralidade / direcionalidade;
·        Equilíbrio;
·        Coordenação Motora ( geral, específica e fina);
·        Habilidade Motora;
·        Saúde ( higiene e hábitos de vida saudável);
·        Qualidades físicas ou capacidades condicionais;
·        Ginástica artística;

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS
·        Jogo;
·        Brincadeiras Infantis;

EIXO: ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS
·        Ritmo;
·        Brinquedos Cantados;
·        Danças Educacionais;
·        Expressão corporal;

OBS: Esses conteúdos foram retirados do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino 1.º e 2.º anos do Ensino fundamental – Alfabetização. Portanto, você deve consultá-lo para entender melhor os conteúdos acima citados e a Sugestão da Organização do trabalho didático do eixo – Conhecimento sobre o corpo.
   
3.º ao 5.º  ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE
EIXO: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO
·        Elementos psicomotores e qualidades físicas secundárias: Consciência corporal:; lateralidade / direcionalidade, equilíbrio, coordenação motora geral, habilidade motora;
·        Saúde: higiene, nutrição, hábitos de vida saudável;

EIXO: ATIVIDADES RITMICAS E RECREATIVAS
·        Brinquedos cantados;
·        Expressão corporal;
·        Orientação espaço – temporal;

2.º BIMESTRE

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS
·        Jogos da cultura popular;
·        Brincadeiras de roda;
·        Jogos Cooperativos;
·        Caça ao tesouro;

EIXO: ATIVIDADES RITMICAS E RECREATIVAS
·        Brinquedos cantados;
·        Expressão corporal;
EIXO: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO
·        Higiene corporal;
·        Orientação espaço-temporal;

3.º BIMESTRE

EIXO: ATIVIDADES RITMICAS E RECREATIVAS
·        Danças educacionais;
·        Ritmo;
EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS
·        Iniciação esportiva (futebol, handebol, vôlei, basquete, etc...)
·        Jogos Pré-desportivos;
·        Brincadeiras de mão (nós quatro; fui à China-lá; adoletá), entre outras;
EIXO: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO
·        Habilidades motoras: (correr, saltar, pular,etc)
·        Higiene e hábitos de vida saudável;
·        Orientação espaço-temporal;

4.º BIMESTRE

EIXO: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO
·        Habilidades motoras: (correr, saltar, pular,etc)
·        Orientação espaço-temporal;
·        Ginástica;
· Qualidades físicas ou capacidades condicionais: velocidade, resistência, flexibilidade, força;

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS
·        Jogos de cultura popular;
·        Jogos cooperativos;
·        Jogos de salão;

EIXO: ATIVIDADES RITMICAS E RECREATIVAS
·        Danças educacionais;
·        Ritmo;
·        Brinquedos cantados;

 6° e 7° ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL

1° BMESTRE
EIXO: CONHECIMENTO CORPORAL
·        Explorar as possibilidades de expressão corporal e deslocamento (andar, correr, saltar, pular, girar, etc);
·        Ginástica (elementos da ginástica que impliquem possibilidades de equilibrar, rolar, balançar).

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS
·        Esporte Coletivo (handebol);
·        Esporte Individual: desenvolvimento de capacidades físicas (força, resistência, velocidade, flexibilidade e concentração);
·        Jogos recreativos.

2° BIMESTRE

EIXO: CONHECIMENTO CORPORAL
·        Saúde: Conhecimento sobre higiene corporal e postura física.

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS
·        Esporte Coletivo (Basquetebol);
·        Jogos Cooperativos.

3° BIMESTRE
EIXO: CONHECIMENTO CORPORAL
·        Saúde: Hábitos Alimentares saudáveis
·        Saúde: Qualidade de Vida

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS
·        Esporte Coletivo (Futsal);
·        Esporte Individual (tênis de mesa);
·        Jogos de Salão.

ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
·        Criação de movimentos em grupo.

4° BIMESTRE
EIXO: CONHECIMENTO CORPORAL
·        Noções de Primeiros Socorros

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS
·        Esporte Coletivo (Voleibol);
·        Esporte Individual (Atletismo).

ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
·        Danças Educacionais

         Observações: Para o Eixo: Jogos esportivos e recreativos, o professor terá o cuidado de não privilegiar um determinado esporte, contemplando esportes individuais e coletivos, contextualizando-os e organizando-os os anos, garantindo tempo para os demais conteúdos.
         A ênfase no ensino dos esportes estará na contextualização histórica e operacionalização do jogo, manejo do corpo e bola, regras específicas e adaptadas a cada esporte.

8° e 9° ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL

1° BMESTRE

EIXO: CONHECIMENTO CORPORAL

·        Saúde: higiene, hábitos de vida saudável,
·        Qualidade de vida: lazer e ocupação dos espaços destinados ao lazer.

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS

·        Esporte Coletivo (Handebol);
·        Esporte Individual: desenvolvimento de capacidades físicas (força, resistência, velocidade, flexibilidade e concentração);
·        Jogos recreativos.

2° BIMESTRE

EIXO: CONHECIMENTO CORPORAL

·        Saúde: Alterações fisiológicas decorrentes do exercício físico; prevenção de doenças através dos exercícios físicos.
  
EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS

·        Esporte Coletivo (Basquetebol);
·        Jogos Cooperativos.

EIXO: ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS
·        Estimulação musical: criação de movimentos com diferentes ritmos musicais;
·        Danças Educacionais.
3° BIMESTRE

EIXO: CONHECIMENTO CORPORAL

·        Saúde: Hábitos Alimentares saudáveis
·        Saúde: Qualidade de Vida

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS

·        Esporte Coletivo (Futsal);
·        Esporte Individual (tênis de mesa)
·        Jogos de Salão.

EIXO: ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS
·        Danças Regionais

4° BIMESTRE

EIXO: CONHECIMENTO CORPORAL

·        Noções de Primeiros Socorros

EIXO: JOGOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS

·        Esporte Coletivo (Voleibol);
·        Esporte Individual (Atletismo).

         Observações: Para o Eixo: Jogos esportivos e recreativos, o professor deverá ter o cuidado de não privilegiar um determinado esporte, contemplando esportes individuais e coletivos, contextualizando-os e organizando-os os anos, garantindo tempo para os demais conteúdos.
         A ênfase no ensino dos esportes estará nas regras básicas, sistemas de jogo, posicionamento de ataque/defesa, análise e discussão das regras e modificações quando necessário.


Metodologia

As aulas serão ministradas a partir de conhecimentos desenvolvidos anteriormente pelos alunos propiciando o intercâmbio científico e cultural baseado na interação humana, oportunizando momentos e ambiente onde a aprendizagem será contínua e humanizadora. O Ensino envolve três categorias :
                     # Linguagem;
                     # Interação
                     # Trabalho.
O aluno aprende e se desenvolve, mas ao mesmo tempo, o mundo também se transforma a partir da intervenção do próprio homem.