6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
* EIXO: TERRA E UNIVERSO
· História da astronomia;
· Teorias de formação do Universo;
· Teoria geocêntrica e heliocêntrica;
· Evolução tecnológica;
· Formação do Sistema Solar : formação da Terra e as condições existentes para a presença de vida;
· Movimentos da Terra: movimento de rotação e a relação com os ritmos diários dos seres vivos;
· Movimento de translação e a relação com os ritmos anuais, épocas de floração e frutificação das plantas e reprodução dos animais;
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Sexualidade: Valorização do corpo e do outro respeitando suas diferenças.
2.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Solo: composição e propriedades, tipos de solo, doenças relacionadas ao solo, com ênfase nas epidemias e endemias.
· Água: composição e propriedades, ciclo de água e as mudanças de estados físicos, doenças relacionadas à água com ênfase nas epidemias e endemias, desperdício da água, produção de energia elétrica através de hidroelétricas e outras fontes alternativas de energia.
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Sexualidade: puberdade e adolescência, transformações do corpo
3.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Alterações Ambientais: lixo,, desmatamento, erosão,assoreamento,efeito estufa, chuva ácida, buraco na camada de ozônio e queimada e suas interferências no trânsito.
· Importância da reciclagem/ reutilização/ redução do lixo.
· Ar: composição e propriedades, doenças relacionadas com ênfase nas epidemias e endemias, energia eólica.
· Prevenção às drogas e a violência.
4.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Noções de ecologia;
· Cadeias e teias alimentares;
· Adaptações dos seres vivos em relação ao ambiente.
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Gravidez e prevenção a DST/HIV/AIDS.
7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Origem e evolução dos seres vivos;
· Características gerais dos seres vivos: vírus, bactérias, protozoários e fungos: características, relações com Ser Humano e com outros seres vivos, relação com o ambiente.
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Respeito às diferenças étnico-raciais, gênero e deficiências.
2.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Plantas: características, relações com o ser humano e com outros seres vivos, relação com o ambiente.
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Sexualidade: puberdade e adolescência, transformação do corpo.
3.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Animais Invertebrados: características, relações com o ser humano e com outros seres vivos, relação com o ambiente.
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Gravidez e contracepção: sexo seguro, prevenção à DST/ HIV/AIDS.
4.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Animais Vertebrados: características, relações com o ser humano e com outros seres vivos, prevenção de acidentes no trânsito envolvendo animais, relação com o ambiente.
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Prevenção à drogas.
8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Reconhecimento de processos comuns a todas as células do Ser humano (metabolismo celular);
· Relação de sistemas do organismo humano como um todo;
· Alimentação: distinção entre alimentos construtores, energéticos e reguladores, avaliação de dieta: conseqüência de carência nutricional, modos de conservação dos alimentos, utilização de agrotóxicos e aditivos químicos nos alimentos, desperdício de alimentos.
2.º BIMESTRE
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Relação entre os sistemas digestório, cardiovascular, respiratório e urinário, com ênfase na nutrição.
· Sistema nervoso e hormonal e suas relações com o ambiente: influência do uso de drogas para o sistema nervoso, conseqüências do consumo de drogas no trânsito.
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Historia evolutiva do Ser humano ao longo do tempo: aspectos físico, sexual, ambiental, social e cultural.
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Compreensão dos processos de fecundação, gravidez, partos e aleitamento: a importância das gravidez planejada.
· Valorização do sexo seguro: métodos contraceptivos: anticoncepcional, DIU, tabelinha, diafragma, camisinha feminina e masculina, pílula do dia seguinte, prevenção as DST/AIDS.
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· O papel do homem e da mulher na sociedade e aspecto tecnológico.
4.º BIMESTRE
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Genética: conceitos básicos de genética;
· Variabilidade genética;
· Engenharia genética e melhoria da qualidade de vida;
· Paternidade: herança genética;
· Alimentos transgênicos;
· Projetos genoma e clonagem.
9.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Historia e evolução da química: da ,pré-história até os tempos modernos;
· Fenômenos químicos: relações da química com o meio ambiente, relações entre os sistemas biológicos e físicos, respiração, fotossíntese e ciclos biogeoquímicos.
· A química com a saúde: poluição, chuva ácida, queimadas, efeito estufa e camada de ozônio. Matéria, átomos e moléculas.
2.º BIMESTRE
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Adolescência: namoro, preconceitos, tabus e mitos;
· Diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos á sexualidade.
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Substâncias químicas;
· Propriedades físico-químicas e características das substâncias: drogas lícitas e ilícitas, produtos de limpeza e higiene;
· Misturas e separação de misturas;
· Reações e ligações químicas.
3.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Historia e evolução da física e fenômenos físicos;
· Energia: processos de extração, produção de energia e fontes alternativas;
· Tipos de transformação de energia, desperdício de energia.
4.º BIMESTRE
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
· Mecânica: tipos de movimento: trajetória, deslocamento, distância, a influência da velocidade no trânsito, na vida do ser humano.
· Noções sobre calor, luz e som.
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
· Compreensão dos processos de fecundação, gravidez, partos e aleitamento: a importância da gravidez planejada.
· Valorização do sexo seguro: métodos contraceptivos: anticoncepcional, DIU, tabelinha, diafragma, camisinha feminina e masculina, pílula do dia seguinte, prevenção às DST/HIV/AIDS.
Metodologia
O Ensino de Ciências Naturais deve, portanto, proporcionar a construção individual e coletiva do conhecimento por meio de estratégias pedagógicas de mudança de mentalidade, a partir do estudo e aplicação dos conhecimentos às temáticas relacionadas com o cotidiano das crianças.
Objetivos:
Ø Evidenciar ao aluno que a própria construção do conhecimento histórico nutre-se da aproximação entre a história e as demais ciências humanas, ocupando, portanto um papel de destaque na formação da cidadania.
Ø Formar cidadãos capazes de exercer uma postura reflexiva e crítica perante a sociedade, tendo a responsabilidade na construção da sociedade democrática.
Conteúdos
O conteúdo de História é produzido nas ações e relações humanas na sociedade desde a pré-história até aos dias atuais. Portanto, procura-se abordar a realidade social vigente produzida no âmbito das relações sociais, políticas e econômicas de ontem e de hoje. O eixo de história é - Relações Sociais da Cultura e do Trabalho.
1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Nomes e sobrenomes;
· Cada criança tem uma história – Eu e minha família;
( nome, idade, passado e presente, linha do tempo, regras da família)
· Datas Comemorativas: Dia da Mulher.
2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Nomes e sobrenomes;
· Cada criança tem uma história – Eu e minha família;
( minha família e sua história de trabalho);
· Construção do espaço e do tempo;
· Localização.
· Datas Comemorativas: Dia das Mães.
3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Brinquedos e Brincadeiras;
· A cidade onde moro;
· As profissões;
· Datas Comemorativas: Dia dos Pais, Do Estudante, Folclore e Aniversário da Cidade.
4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· O tempo em nossa vida;
· Datas Comemorativas: Dia das Crianças e do Professor; Natal.
2.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
1.º BIMESTRE
· Minha casa
· A Rua onde moro
· Datas Comemorativas: Dia da Mulher.
2.º BIMESTRE
· A escola
· Datas Comemorativas: Dia das Mães.
3.º BIMESTRE
· Meu Bairro
· Datas Comemorativas: Dia dos Pais, Do Estudante, Folclore e Aniversário da Cidade.
4.º BIMESTRE
· A cidade onde moro
· Datas Comemorativas: Dia das Crianças e do Professor; Natal.
1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· A família ( quem sou eu?) – linha do tempo;
· Comunidade familiar;
· Paisagem;
· Datas comemorativas.
2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· A origem e a formação do Município de Campo Grande;
· O trabalho como elemento constitutivo do município de Campo Grande e suas transformações;
3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Aspectos administrativos do poder(legislativo, judiciário e executivo) municipal de Campo Grande.
· Símbolos de Campo Grande
· Datas comemorativas.
4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Migrações;
· Comunidades, etnias e movimentos sociais e culturais em Campo Grande ;
· O modo de vida de várias etnias que vivem na região urbana e rural de Campo Grande;
· Datas comemorativas.
4.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· A origem e a formação do Estado de mato Grosso do Sul;
· A história da divisão de Mato Grosso.
· Datas comemorativas.
2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· O trabalho como elemento de desenvolvimento do estado de mato Grosso do sul e suas transformações;
· Aspectos administrativos dos poderes (legislativo, judiciário e executivo) do estado de MS;
· Datas comemorativas.
3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Símbolos de Mato Grosso do sul;
· As migrações e suas influências na organização do trabalho produtivo;
· Datas comemorativas.
4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· As Migrações e a formação de comunidades, etnias e movimentos sociais e culturais em Mato Grosso do sul.
· Datas comemorativas.
5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Brasil colônia: sociedade e trabalho escravo;
· As principais atividades da economia colonial;
· A diferença entre sociedade colonial brasileira e européia;
· Datas comemorativas.
2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· O trabalho como elemento de desenvolvimento produtivo brasileiro e suas transformações;
· As migrações e suas influências na organização do trabalho produtivo;
· As migrações e a formação de comunidades, etnias e movimentos sociais e culturais em mato grosso do Sul;
· Datas comemorativas.
3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· A relação de escravidão entre senhores e negros
· O trabalho escravo no Brasil atual;
· A diferença entre trabalho escravo e trabalho assalariado;
· A realidade do negro e do índio no Brasil atual (LEI N.º 11.465/2008)
· Datas comemorativas.
4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Formas de relações de trabalho como meeiros e arrendatários, ainda presentes no Brasil;
· A organização nas relações de trabalho na atualidade.
· Datas comemorativas.
1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Introdução aos estudos históricos;
· Fontes históricas;
· História da escola;
· Tempo cronológico;
· Tempo histórico.
2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Pré-história geral e do Brasil;
· Mesopotâmia.
3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Egito
· Hebreus;
· Fenícios;
· Persas.
4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Grécia;
· Roma.
7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Queda do Império Romano;
· Feudalismo: economia, sociedade, cultura e poder.
2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Expansão marítima;
· Impacto da conquista;
· Formação dos estados nacionais;
· História da América.
3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Renascimento;
· Reforma Protestante;
· Mercantilismo.
4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Brasil colônia: Administração; economia(açúcar,escravos,mercado interno e monopólio português); Brasil holandês; mineração; Continente africano: (economia, sociedade, política e cultura); negros no Brasil colônia; Expansão territorial do Brasil contrariando o Tratado de Tordesilhas; Os espanhóis na região atual de MS no período colonial; História dos indígenas.
8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Revolução Inglesa;
· Iluminismo;
· Revolução industrial.
2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Revolução francesa;
· Era napoleônica e congresso de Viena;
3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Independência do Brasil;
· Brasil império (Primeiro Reinado, Regência e Segundo reinado).
4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Guerra do Paraguai;
· Economia de MT no Brasil Império;
· Imperialismo.
9.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· República Velha;
· I Guerra mundial;
· Revolução Russa..
2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Crise de 1929;
· Movimento divisionista de MT;
· Nazi-facismo;
3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· II Guerra Mundial;
· Guerra fria;
· Era Vargas;
· Brasil democrático;
· Ditadura.
4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
· Brasil: reabertura política;
· Tendências do mundo atual: Oriente Médio, Guerra do Vietnã, Apartheid;
· Discriminação a grupos sociais e etnias, revolução cubana, blocos econômicos, terrorismo.
Metodologia
Os métodos antigos eram ligados à memorização de fatos, informação detalhada dos eventos, acúmulos de dados sobre os fatos históricos. Hoje, procuramos envolver pesquisas utilizando os diversos recursos e tecnologia existente na escola, projetos, autobiografias orais, entrevistas com pessoas da comunidade, histórias do bairro, da escola, de construções locais, de pessoas que vivem na comunidade e de acontecimentos importantes.
A metodologia de investigação são as situações-problema e são constituídas em torno da realidade imediata dos alunos em sua experiência de vida, com significância para os mesmos instigando-lhes o desejo de descobrir uma solução.
GEOGRAFIA
Objetivos:
Ø Compreender melhor o mundo em que vive tornando-o um agente de transformação social.
Ø Capacidade de relacionar, interpretar e analisar os fatos geográficos, processos e forma de produção e organização do espaço brasileiro e mundial, com visão crítica e reflexiva.
Conteúdos
Os conteúdos devem ser trabalhados estabelecendo relações entre as conexões singulares e universais inerentes ao movimento social, levando o aluno a analisar e questionar os grandes problemas do mundo. O eixo é: O homem e a construção do espaço.
1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS:
· Grupo social familiar e a construção do seu espaço.
· Minha história ( nome, idade,peso, altura, naturalidade) e meu papel na construção do espaço.
EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO
· Lateralidade: frente/ atrás, direita e esquerda, perto/longe, em cima/
Embaixo, tendo como referência o próprio corpo, outra criança, objetos e sala de aula.
2.º BIMESTRE
EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS:
· Minha família e sua história de trabalho;
EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO
· Desenho do corpo e localização dos extremos e outros pontos, como frente/ atrás, lados e ao redor;
EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DE TEMPORALIDADE
· Tudo tem um dia para começar. Ex: nascimento de uma pessoa, de uma escola, cidade e outros.
3.º BIMESTRE
EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS:
· Grupo social escolar, a construção do espaço ocupado e o trabalho escolar desempenhado pelas diferentes profissões dos trabalhadores da escola;
EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO
· Localização da sala de aula na escola: perto ou longe dos banheiros, da direção, da cantina, da quadra de esportes, do parque, quais as salas ao lado ou em frente a porta.
4.º BIMESTRE
EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS:
· Características que os integram e diferenciam na sala de aula, conforme as diferentes culturas em operações específicas;
EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DE TEMPORALIDADE
· Passado e presente;
EIXO: MEIO AMBIENTE
· Elementos naturais do espaço de vivência, como ar, água, pessoas, solo, rios e outros.
· Elementos culturais como alimentação, habitação, vestuário e outros.
EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO
1.º BIMESTRE
· Passado e presente e a construção da paisagem.
· Ações mais importantes que a criança realiza durante a sua vida,como nascer, engatinhar, andar, falar, início da vida escolar etc. e as transformações,que ocorreram na paisagem no percorrer desse tempo histórico.
· Ações que a criança realiza em períodos mais longos de sua vida e a configuração da paisagem das diferentes fases de sua vida.
EIXO: MEIO AMBIENTE
2.º BIMESTRE
· Qualidade do espaço de vivência, como sala de aula, escola, bairro, no Tocante à limpeza, luminosidade, organização, ventilação.
· Respeito aos direitos e deveres.
Eixo: Relação SociaI
3.º BIMESTRE
· Bairro e sua história de construção do espaço.
· Tipos de comércio e seus impactos na construção do espaço urbano.
· Infra-estrutura como água, asfalto, energia, esgoto, sinalização e outros seus impactos na construção do espaço urbano.
· Áreas de lazer e a ocupação do espaço.
4.º BIMESTRE
EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO
· Diferentes espaços da escola: pátio, biblioteca, sala de aula
1.º BIMESTRE
* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
· O lugar e a paisagem: o homem como ser social; Diferentes necessidades sociais; Diferentes grupos sociais.
2.º BIMESTRE
* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
· O lugar e a paisagem: Diferentes modos de viver; espaço rural e urbano; o trabalho na cidade e no campo;.
3.º BIMESTRE
* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
· O lugar e a paisagem: espaços construídos e modificados por meio do trabalho; Os impactos do trabalho humano ao meio ambiente;Clima.
* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
· O lugar e a paisagem: As modificações na natureza, no local de moradia; As transformações da paisagem natural em paisagem humanizada; os pontos cardeais.
1.º BIMESTRE
* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
CIDADE:
· Trabalho: organização e modo de produção em sua cidade;
· Elementos de um mapa: título, legenda, rosa dos ventos, escala;
· Diferentes tipos de mapas; Diferentes espaços de seu município: rua, bairro, região urbana, cidade.
2.º BIMESTRE
* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
CIDADE:
· Crescimento desordenado das cidades: problema de moradia, trânsito, poluição, lixões, falta de infra-estrutura e serviços;
MUNICÍPIO
· Trabalho: organização e modo de produção em seu município;
· Formação histórica do município;
· Organização política do município.
3.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO MUNICÍPIO
· Diferentes costumes, hábitos, crença, lendas e particularidades culturais de diversos povos que formam a população campo-grandense;
MEIO AMBIENTE
· Aspectos físicos relevo, hidrografia, vegetação e clima do município de Campo Grande.
· Limites.
4.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO MEIO AMBIENTE
· Atividades econômicas do município;
· Áreas verdes do município;
· Problemas ambientais do município.
5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
ESTADO
· Mato Grosso do Sul: localização no Brasil e no Mundo;
· Formação histórica no estado;
· Limites e fronteiras;
2.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESTADO
· População do mato Grosso do Sul: origem, crescimento populacional, influência da migração, aspectos culturais dos vários povos que integram o Estado;
ASPECTOS FÍSICOS
· Relevo, hidrografia, vegetação e clima;
· Problemas ambientais (queimadas, assoreamento,eixo e outros)
3.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESTADO
· Organização política do estado;
· Produção do espaço (atividades econômicas – formais e informais);
· Tipos de trabalho e organização da economia predominante no estado;
4.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PLANETA TERRA
· Sistema solar e movimentos da terra.
6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO.
· Introdução à geografia: conceito;
· Espaço natural e geográfico;
· Orientação: pontos cardeais e colaterais;
· Coordenadas geográficas: linhas imaginárias e hemisférios terrestres;
· Movimentos da Terra: Translação e Rotação;
· Fusos Horários;
· Introdução Cartográfica: elementos de um mapa e tipos de mapas;
2.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO.
· Introdução Cartográfica: importância dos mapas;
MEIO AMBIENTE
· Litosfera: origem da Terra (eras geológicas), como se formaram os continentes, processos de formação e transformação do relevo, formas de relevo, solo (formação, ocupação e degradação) e tipos de solo de MS;
· Hidrosfera: importância da água, oceanos e mares, bacias hidrográficas brasileiras e hidrografia de Mato Grosso do Sul;
3.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
MEIO AMBIENTE
· O trabalho do ser humano como agente modificador do espaço: economia formal e informal;
· As atividades econômicas ( produção agrícola brasileira e pecuária);
· A biosfera e as paisagens da terra ( naturais, humanizadas e rural);
· População Brasileira ( crescimento e distribuição );
4.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
MEIO AMBIENTE
· Atmosfera: tempo e clima, climas do Brasil, alterações climáticas(efeito estufa, chuva ácida, buraco na camada de ozônio), protocolo de Kioto e Montreal;
· Biomas brasileiros e áreas de preservação do Mato Grosso do Sul;
7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PAISAGENS E DIVERSIDADE TERRITORIAL NO BRASIL
· Localização geográfica do Brasil (no globo terrestre em relação a outros países e na América do Sul);
· Regionalização: oficial do IBGE e Geoeconômica;
· População Brasileira: diversidade de povos, movimentos migratórios, população economicamente ativa, economia formal e informal, indicadores sociais brasileiros;
· Urbanização brasileira:regiões metropolitanas, problemas sociais e ambientais das cidades brasileiras:
2.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PAISAGENS E DIVERSIDADE TERRITORIAL NO BRASIL
· Nordeste: aspectos físicos, humanos, econômicos e sub-regiões;
· Diversidade clima e vegetação;
· Floresta tropical e equatorial e a ocupação dos espaços pelos seres humanos;
· Floresta araucária e campo subtropicais;
· Diversidade tropical: arbustos formam os cerrados e a caatinga;
3.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PAISAGENS E DIVERSIDADE TERRITORIAL NO BRASIL
· Centro – Sul: aspectos físicos, humanos, econômicos (industrialização, agropecuária, estrutura fundiária, meios de transporte, serviços e comércio) e conflitos urbanos e rurais;
4.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PAISAGENS E DIVERSIDADE TERRITORIAL NO BRASIL
· Amazônia: aspectos físicos (aspectos naturais e sua interdependência), humanos (ocupação e exploração) e econômicos ( desenvolvimento sustentável e ecoturismo).
8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
· Os continentes: .
· Divisão geográfica e cultural do continente americano.
· Divisão regional política do continente americano;
AMÉRICA E VÁRIOS CENÁRIOS E GEOGRÁFICOS
· América anglo-saxônica (aspectos físicos e humanos);
· América do Sul;
· Aspectos humanos e econômicos;
2.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
· Regionalização mundial: física (os continentes) e econômica (Norte/Sul);
· As origens históricas do desenvolvimento e do subdesenvolvimento: noções de neocolonialismo e imperialismo;
AMÉRICA E VÁRIOS CENÁRIOS E GEOGRÁFICOS
· América Latina e Andina;
· Aspectos humanos, e econômicos;
3.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
· Globalização: blocos econômicos mundiais e regionais;
· Revolução Industrial e Revolução Técnico-Científica;
AMÉRICA E VÁRIOS CENÁRIOS E GEOGRÁFICOS
· América Central : aspectos gerais:
· Ocupação colonial e diversidade populacional;
· Fatores naturais e ocupacionais do solo;
· Aspectos humanos e econômicos;
4.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
· Indicadores econômicos e sociais da riqueza – IDH;
AMÉRICA E VÁRIOS CENÁRIOS E GEOGRÁFICOS
· América Platina : aspectos gerais;
· As Guianas;
· Países Andinos;
1.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
· Estado, Território e Nação;
· Guerra fria: expansão do socialismo, alianças militares e políticas;
· Multipolarização;
· Globalização cultural e econômica;
· I e II Guerras Mundiais;
2.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
ÁFRICA E OS VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
· Localização geográfica;
· Processo de ocupação histórica: imperialismo;
· Regionalização da áfrica;
· Aspectos físicos;
· População: distribuição, condições de vida e conflitos internos;
· Economia africana;
· África do Sul: pós apartheid;
3.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
ÁSIA E OS VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
· Localização geográfica;
· Regionalização da Ásia;
· Aspectos físicos;
· População: diversidade cultural e religiosa;
· Economia: Japão e Tigres Asiáticos, China, Índia e Oriente Médio;
· Conflitos asiáticos;
4.º BIMESTRE
EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
EUROPA E OS VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
· Localização geográfica;
· Aspectos físicos e problemas ambientais;
· População européia: predomínio urbano,fluxo migratório (imigração ilegal), predomínio de população idosa, xenofobia, as minorias étnicas e suas lutas e IDH;
· Economia dos principais países e a construção da EU;
Metodologia
O professor deve proporcionar aos alunos, atividades diversificadas, criando um ambiente educativo e desafiador para que os alunos possam explorar, olhar, imitar, expressar-se por meio da fala e em contato com pessoas de várias idades, construam o conhecimento percebendo que as informações sobre o mundo, podem ser registradas por meio de diferentes linguagens e tratados por diferentes pontos de vista