Projeto Político Pedagógico (parte5)


6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

* EIXO: TERRA E UNIVERSO
·        História da astronomia;
·        Teorias de formação do Universo;
·        Teoria geocêntrica e heliocêntrica;
·        Evolução tecnológica;
·        Formação do Sistema Solar : formação da Terra e as condições existentes para a presença de vida;
·        Movimentos da Terra: movimento de rotação e a relação com os ritmos diários dos seres vivos;
·        Movimento de translação e a relação com os ritmos anuais, épocas de floração e frutificação das plantas e reprodução dos animais;

     * EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Sexualidade: Valorização do corpo e do outro respeitando suas diferenças.

2.º BIMESTRE

* EIXO: VIDA E AMBIENTE
·   Solo: composição e propriedades, tipos de solo, doenças relacionadas ao         solo, com ênfase nas epidemias e endemias.
·     Água: composição e propriedades, ciclo de água e as mudanças de estados físicos, doenças relacionadas à água com ênfase nas epidemias e endemias, desperdício da água, produção de energia elétrica através de hidroelétricas e outras fontes alternativas de energia.

      * EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Sexualidade: puberdade e adolescência, transformações do corpo

3.º BIMESTRE

 * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·  Alterações Ambientais: lixo,, desmatamento, erosão,assoreamento,efeito estufa, chuva ácida, buraco na camada de ozônio e queimada e suas interferências no trânsito.
·        Importância da reciclagem/ reutilização/ redução do lixo.
·  Ar: composição e propriedades, doenças relacionadas com ênfase nas epidemias e endemias, energia eólica.

      * EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Prevenção às drogas e a violência.

4.º BIMESTRE

        * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·        Noções de ecologia;
·        Cadeias e teias alimentares;
·        Adaptações dos seres vivos em relação ao ambiente.
       * EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Gravidez e prevenção a DST/HIV/AIDS.

  7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

        * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·        Origem e evolução dos seres vivos;
·        Características gerais dos seres vivos: vírus, bactérias, protozoários e fungos: características, relações com Ser Humano e com outros seres vivos, relação com o ambiente.
   * EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Respeito às diferenças étnico-raciais, gênero e deficiências.

2.º BIMESTRE

       * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·    Plantas: características, relações com o ser humano e com outros seres vivos, relação com o ambiente.
 * EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Sexualidade: puberdade e adolescência, transformação do corpo.

3.º BIMESTRE

       * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·      Animais Invertebrados: características, relações com o ser humano e com outros seres vivos, relação com o ambiente.

* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Gravidez e contracepção: sexo seguro, prevenção à DST/ HIV/AIDS.

4.º BIMESTRE

       * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·        Animais Vertebrados: características, relações com o ser humano e com outros seres vivos,  prevenção de acidentes no trânsito envolvendo animais, relação com o ambiente.

* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Prevenção à drogas.


    8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

   * EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Reconhecimento de processos comuns a todas as células do Ser humano (metabolismo celular);
·        Relação de sistemas do organismo humano como um todo;
·        Alimentação: distinção entre alimentos construtores, energéticos e reguladores, avaliação de dieta: conseqüência de carência nutricional, modos de conservação dos alimentos, utilização de agrotóxicos e aditivos químicos nos alimentos, desperdício de alimentos.

2.º BIMESTRE

 * EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Relação entre os sistemas digestório, cardiovascular, respiratório e urinário, com ênfase na nutrição.
·        Sistema nervoso e hormonal e suas relações com o ambiente: influência do uso de drogas para o sistema nervoso, conseqüências do consumo de drogas no trânsito.

     * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·     Historia evolutiva do Ser humano ao longo do tempo: aspectos físico, sexual, ambiental, social e cultural.

 3.º BIMESTRE

* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·      Compreensão dos processos de fecundação, gravidez, partos e aleitamento: a importância das gravidez planejada.
·  Valorização do sexo seguro: métodos contraceptivos: anticoncepcional, DIU, tabelinha, diafragma, camisinha feminina e masculina, pílula do dia seguinte, prevenção as DST/AIDS.

      * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·        O papel do homem e da mulher na sociedade e aspecto tecnológico.

4.º BIMESTRE
     
* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Genética: conceitos básicos de genética;
·        Variabilidade genética;
·        Engenharia genética e melhoria da qualidade de vida;
·        Paternidade: herança  genética;
·        Alimentos transgênicos;
·        Projetos genoma e clonagem.

              9.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

        * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·        Historia e evolução da química: da ,pré-história até os tempos modernos;
·        Fenômenos químicos: relações da química com o meio ambiente, relações entre os sistemas biológicos e físicos, respiração, fotossíntese e ciclos biogeoquímicos.
·        A química com a saúde: poluição, chuva ácida, queimadas, efeito estufa e camada de ozônio. Matéria, átomos e moléculas.


2.º BIMESTRE

 * EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·        Adolescência: namoro, preconceitos, tabus e mitos;
·        Diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos á sexualidade.
        * EIXO: VIDA E AMBIENTE
·        Substâncias químicas;
·        Propriedades físico-químicas e características das substâncias: drogas lícitas e ilícitas, produtos de limpeza e higiene;
·        Misturas e separação de misturas;
·        Reações e ligações químicas.

3.º BIMESTRE

* EIXO: VIDA E AMBIENTE
·        Historia e evolução da física e fenômenos físicos;
·        Energia: processos de extração, produção de energia e fontes alternativas;
·        Tipos de transformação de energia, desperdício de energia.

4.º BIMESTRE 
 
* EIXO: VIDA E AMBIENTE
·  Mecânica: tipos de movimento: trajetória, deslocamento, distância, a influência da velocidade no trânsito, na vida do ser humano.
·        Noções sobre calor, luz e som.



* EIXO: SER HUMANO E SAÚDE
·      Compreensão dos processos de fecundação, gravidez, partos e aleitamento: a importância da gravidez planejada.
·  Valorização do sexo seguro: métodos contraceptivos: anticoncepcional, DIU, tabelinha, diafragma, camisinha feminina e masculina, pílula do dia seguinte, prevenção às DST/HIV/AIDS.


        Metodologia
                      O Ensino de Ciências Naturais deve, portanto, proporcionar a construção individual e coletiva do conhecimento por meio de estratégias pedagógicas de mudança de mentalidade, a partir do estudo e aplicação dos conhecimentos às temáticas  relacionadas com o cotidiano das crianças.

 HISTÓRIA:

Objetivos:
Ø Evidenciar ao aluno que a própria construção do conhecimento histórico nutre-se da aproximação entre a história e as demais ciências humanas, ocupando, portanto um papel de destaque na formação da cidadania.
Ø Formar cidadãos capazes de exercer uma postura reflexiva e crítica perante a sociedade, tendo a responsabilidade na construção da sociedade democrática.

Conteúdos

            O conteúdo de História é produzido nas ações e relações humanas na sociedade desde a pré-história até aos dias atuais. Portanto, procura-se abordar a realidade social vigente produzida no âmbito das relações sociais, políticas e econômicas de ontem e de hoje. O eixo de história é - Relações Sociais da Cultura e do Trabalho.


 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Nomes e sobrenomes;
·        Cada criança tem uma história – Eu e minha família;
 ( nome, idade, passado e presente, linha do tempo, regras da família)
·        Datas Comemorativas: Dia da Mulher.

2.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Nomes e sobrenomes;
·      Cada criança tem uma história – Eu e minha família;
 ( minha família e sua história de trabalho);
·        Construção do espaço e do tempo;
·        Localização.
·        Datas Comemorativas: Dia das Mães.

3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Brinquedos e Brincadeiras;
·        A cidade onde moro;
·        As profissões;
·   Datas Comemorativas: Dia dos Pais, Do Estudante, Folclore e Aniversário da Cidade.

4.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        O tempo em nossa vida;
·        Datas Comemorativas: Dia das Crianças e do Professor; Natal.

2.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO

1.º BIMESTRE
·        Minha  casa
·        A Rua onde moro
·        Datas Comemorativas: Dia da Mulher.

2.º BIMESTRE
·        A escola
·        Datas Comemorativas: Dia das Mães.

3.º BIMESTRE
·        Meu Bairro
·        Datas Comemorativas: Dia dos Pais, Do Estudante, Folclore e Aniversário da Cidade.

4.º BIMESTRE
·        A cidade onde moro
·        Datas Comemorativas: Dia das Crianças e do Professor; Natal.

  3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        A família ( quem sou eu?) – linha do tempo;
·        Comunidade familiar;
·        Paisagem;
·        Datas comemorativas.

2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        A origem e a formação do Município de Campo Grande;
·    O trabalho como elemento constitutivo do município de Campo Grande e suas transformações;

3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·      Aspectos administrativos do poder(legislativo, judiciário e executivo) municipal de Campo Grande.
·        Símbolos de Campo Grande
·        Datas comemorativas.


4.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Migrações;
·        Comunidades, etnias e movimentos sociais e culturais em Campo Grande;
·     O modo de vida de várias etnias que vivem na região urbana e rural de  Campo Grande;
·        Datas comemorativas.


 4.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        A origem e a formação do Estado de mato Grosso do Sul;
·        A história da divisão de Mato Grosso.
·        Datas comemorativas.

2.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        O trabalho como elemento de desenvolvimento do estado de mato Grosso do sul e suas transformações;
·  Aspectos administrativos dos poderes (legislativo, judiciário e executivo) do estado de MS;
·        Datas comemorativas.

3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Símbolos de Mato Grosso do sul;
·        As migrações e suas influências na organização do trabalho produtivo;
·        Datas comemorativas.

4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        As Migrações e a formação de comunidades, etnias e movimentos sociais e culturais em Mato Grosso do sul.
·        Datas comemorativas.
  
   5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Brasil colônia: sociedade e trabalho escravo;
·        As principais atividades da economia colonial;
·        A diferença entre sociedade colonial brasileira e européia;
·        Datas comemorativas.

2.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·  O trabalho como elemento de desenvolvimento produtivo brasileiro e suas transformações;
·        As migrações e suas influências na organização do trabalho produtivo;
·  As migrações e a formação de comunidades, etnias e movimentos sociais e culturais em mato grosso do Sul;
·        Datas comemorativas.

3.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        A relação de escravidão entre senhores e negros
·        O trabalho escravo no Brasil atual;
·        A diferença entre trabalho escravo e trabalho assalariado;
·        A realidade do negro e do índio no Brasil atual (LEI N.º 11.465/2008)
·        Datas comemorativas.


4.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Formas de relações de trabalho como meeiros e arrendatários, ainda presentes no Brasil;
·        A organização nas relações de trabalho na atualidade.
·        Datas comemorativas.
            
 6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Introdução aos estudos históricos;
·        Fontes históricas;
·         História da escola;
·        Tempo cronológico;
·        Tempo histórico.

2.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Pré-história geral e do Brasil;
·        Mesopotâmia.

3.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Egito
·        Hebreus;
·        Fenícios;
·        Persas.

4.º BIMESTRE

* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Grécia;
·        Roma.

7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Queda do Império Romano;
·        Feudalismo: economia, sociedade, cultura e poder.
  
2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Expansão marítima;
·        Impacto da conquista;
·        Formação dos estados nacionais;
·        História da América.

3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Renascimento;
·        Reforma Protestante;
·        Mercantilismo.

4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·  Brasil colônia: Administração; economia(açúcar,escravos,mercado interno e monopólio português); Brasil holandês; mineração; Continente africano: (economia, sociedade, política e cultura); negros no Brasil colônia; Expansão territorial do Brasil contrariando o Tratado de Tordesilhas; Os espanhóis na região atual de MS no período colonial; História dos indígenas.
              
 8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Revolução Inglesa;
·        Iluminismo;
·        Revolução industrial.

2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Revolução francesa;
·        Era napoleônica e congresso de Viena;

3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Independência do Brasil;
·        Brasil império (Primeiro Reinado, Regência e Segundo reinado).

4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Guerra do Paraguai;
·        Economia de MT no Brasil Império;
·        Imperialismo.

9.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        República Velha;
·        I Guerra mundial;
·        Revolução Russa..

2.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Crise de 1929;
·        Movimento divisionista de MT;
·        Nazi-facismo;

3.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        II Guerra Mundial;
·        Guerra fria;
·        Era Vargas;
·        Brasil democrático;
·        Ditadura.

4.º BIMESTRE
* EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS DA CULTURA E DO TRABALHO
·        Brasil: reabertura política;
·        Tendências do mundo atual: Oriente Médio, Guerra do Vietnã, Apartheid;
·        Discriminação a grupos sociais e etnias, revolução cubana, blocos econômicos, terrorismo.

Metodologia
    Os métodos antigos eram ligados à memorização de fatos, informação detalhada dos eventos, acúmulos de dados sobre os fatos históricos. Hoje, procuramos envolver pesquisas utilizando os diversos recursos e tecnologia existente na escola, projetos, autobiografias orais, entrevistas com pessoas da comunidade, histórias do bairro, da escola, de construções locais, de pessoas que vivem na comunidade e de acontecimentos importantes.
   A metodologia de investigação são as situações-problema e são constituídas em torno da realidade imediata dos alunos em sua experiência de vida, com significância para os mesmos instigando-lhes o desejo de descobrir uma solução.


GEOGRAFIA

Objetivos:
Ø Compreender melhor o mundo em que vive tornando-o um agente de transformação social.
Ø Capacidade de relacionar, interpretar e analisar os fatos geográficos, processos e forma de produção e organização do espaço brasileiro e mundial, com visão crítica e reflexiva.

Conteúdos
Os conteúdos devem ser trabalhados estabelecendo relações entre as conexões singulares e universais inerentes ao movimento social, levando o aluno a analisar e questionar os grandes problemas do mundo. O eixo é: O homem e a construção do espaço.

 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS:
·        Grupo social familiar e a construção do seu espaço.
·      Minha história ( nome, idade,peso, altura, naturalidade) e meu papel na construção do espaço.

EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO
·        Lateralidade: frente/ atrás, direita e esquerda, perto/longe, em cima/
Embaixo, tendo como referência o próprio corpo, outra criança, objetos e sala de aula.

2.º BIMESTRE
EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS:
·        Minha família e sua história de trabalho;

EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO
·   Desenho do corpo e localização dos extremos e outros pontos, como frente/ atrás, lados e ao redor;

EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DE TEMPORALIDADE
·     Tudo tem um dia para começar. Ex: nascimento de uma pessoa, de uma escola, cidade e outros.

3.º BIMESTRE

EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS:
·        Grupo social escolar, a construção do espaço ocupado e o trabalho escolar desempenhado pelas diferentes profissões dos trabalhadores da escola;

EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO
·        Localização da sala de aula na escola: perto ou longe dos banheiros, da direção, da cantina, da quadra de esportes, do parque, quais as salas ao lado ou em frente a porta.

4.º BIMESTRE

EIXO: RELAÇÕES SOCIAIS:
·        Características que os integram e diferenciam na sala de aula, conforme as diferentes culturas em operações específicas;

EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DE TEMPORALIDADE
·        Passado e presente;

EIXO: MEIO AMBIENTE
·        Elementos naturais do espaço de vivência, como ar, água, pessoas, solo, rios e outros.
·        Elementos culturais como alimentação, habitação, vestuário e outros.

                   
 2.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO

1.º BIMESTRE
·       Passado e presente e a construção da paisagem.
·     Ações mais importantes que a criança realiza durante a sua vida,como nascer, engatinhar, andar, falar, início da vida escolar etc. e as transformações,que ocorreram na paisagem no percorrer desse tempo histórico.
·        Ações que a criança realiza em períodos mais longos de sua vida e a configuração da paisagem das diferentes fases de sua vida.

EIXO: MEIO AMBIENTE

2.º BIMESTRE
·        Qualidade do espaço de vivência, como sala de aula, escola, bairro, no Tocante à limpeza, luminosidade, organização, ventilação.
·        Respeito aos direitos e deveres.

Eixo: Relação SociaI

3.º BIMESTRE
·        Bairro e sua história de construção do espaço.
·        Tipos de comércio e seus impactos na construção do espaço urbano.
·        Infra-estrutura como água, asfalto, energia, esgoto, sinalização e outros seus impactos na construção do espaço urbano.
·        Áreas de lazer e a ocupação do espaço.

4.º BIMESTRE

EIXO: CONSTRUINDO A NOÇÃO DO ESPAÇO
·        Diferentes espaços da escola: pátio, biblioteca, sala de aula                   

 3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
·        O lugar e a paisagem: o homem como ser social; Diferentes necessidades sociais; Diferentes grupos sociais.

2.º BIMESTRE

* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
·        O lugar e a paisagem: Diferentes modos de viver; espaço rural e urbano; o trabalho na cidade e no campo;.

3.º BIMESTRE

* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
·        O lugar e a paisagem: espaços construídos e modificados por meio do trabalho; Os impactos do trabalho humano ao meio ambiente;Clima.

 4.º BIMESTRE

* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
·        O lugar e a paisagem: As modificações na natureza, no local de moradia; As transformações da paisagem natural em paisagem humanizada; os pontos cardeais.

 4.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
        CIDADE:
·        Trabalho: organização e modo de produção em sua cidade;
·        Elementos de um mapa: título, legenda, rosa dos ventos, escala;
·     Diferentes tipos de mapas; Diferentes espaços de seu município: rua, bairro, região urbana, cidade.

2.º BIMESTRE

* EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
      CIDADE:
·        Crescimento desordenado das cidades: problema de moradia, trânsito, poluição, lixões, falta de infra-estrutura e serviços;
MUNICÍPIO
·        Trabalho: organização e modo de produção em seu município;
·        Formação histórica do município;
·        Organização política do município.

3.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO MUNICÍPIO
·        Diferentes costumes, hábitos, crença, lendas e particularidades culturais de diversos povos que formam a população campo-grandense;

MEIO AMBIENTE
·        Aspectos físicos relevo, hidrografia, vegetação e clima do município de Campo Grande.
·        Limites.

4.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO MEIO AMBIENTE
·        Atividades econômicas do município;
·        Áreas verdes do município;
·        Problemas ambientais do município.

5.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
 ESTADO
·        Mato Grosso do Sul: localização no Brasil e no Mundo;
·        Formação histórica no estado;
·        Limites e fronteiras;

2.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESTADO
·        População do mato Grosso do Sul: origem, crescimento populacional, influência da migração, aspectos culturais dos vários povos que integram o Estado;
ASPECTOS FÍSICOS           
·        Relevo, hidrografia, vegetação e clima;
·        Problemas ambientais (queimadas, assoreamento,eixo e outros)

3.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA DO ESTADO
·        Organização política do estado;
·        Produção do espaço (atividades econômicas – formais e informais);
·        Tipos de trabalho e organização da economia predominante no estado;


4.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PLANETA TERRA
·        Sistema solar e movimentos da terra.

 6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO.
·        Introdução à geografia: conceito;
·        Espaço natural e geográfico;
·        Orientação: pontos cardeais e colaterais;
·        Coordenadas geográficas: linhas imaginárias e hemisférios terrestres;
·        Movimentos da Terra: Translação e Rotação;
·        Fusos Horários;
·        Introdução Cartográfica: elementos de um mapa e tipos de mapas;

2.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DO MUNDO.
·        Introdução Cartográfica: importância dos mapas;

MEIO AMBIENTE
·    Litosfera: origem da Terra (eras geológicas), como se formaram os continentes, processos de formação e transformação do relevo, formas de relevo, solo (formação, ocupação e degradação) e tipos de solo de MS;
·        Hidrosfera: importância da água, oceanos e mares, bacias hidrográficas brasileiras e hidrografia de Mato Grosso do Sul;

3.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
MEIO AMBIENTE
·        O trabalho do ser humano como agente modificador do espaço: economia formal e informal;
·        As atividades econômicas ( produção agrícola brasileira e pecuária);
·        A biosfera e as paisagens da terra ( naturais, humanizadas e rural);
·        População Brasileira ( crescimento e distribuição );

4.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
MEIO AMBIENTE
·   Atmosfera: tempo e clima, climas do Brasil, alterações climáticas(efeito estufa, chuva ácida, buraco na camada de ozônio), protocolo de Kioto e Montreal;
·        Biomas brasileiros e áreas de preservação do Mato Grosso do Sul;


 7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PAISAGENS E DIVERSIDADE TERRITORIAL NO BRASIL
·        Localização geográfica do Brasil (no globo terrestre em relação a outros países e na América do Sul);
·        Regionalização: oficial do IBGE e Geoeconômica;
·        População Brasileira: diversidade de povos, movimentos migratórios, população economicamente ativa, economia formal e informal, indicadores sociais brasileiros;
·        Urbanização brasileira:regiões metropolitanas, problemas sociais e ambientais das cidades brasileiras: 

2.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PAISAGENS E DIVERSIDADE TERRITORIAL NO BRASIL
·        Nordeste: aspectos físicos, humanos, econômicos e sub-regiões;
·        Diversidade clima e vegetação;
·        Floresta tropical e equatorial e a ocupação dos espaços pelos seres humanos;
·        Floresta araucária e campo subtropicais;
·        Diversidade tropical: arbustos formam os cerrados e a caatinga;

3.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PAISAGENS E DIVERSIDADE TERRITORIAL NO BRASIL
·        Centro – Sul: aspectos físicos, humanos, econômicos (industrialização, agropecuária, estrutura fundiária, meios de transporte, serviços e comércio) e conflitos urbanos e rurais;

4.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
PAISAGENS E DIVERSIDADE TERRITORIAL NO BRASIL
·        Amazônia: aspectos físicos (aspectos naturais e sua interdependência), humanos (ocupação e exploração) e econômicos ( desenvolvimento sustentável e ecoturismo).
  
8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
·        Os continentes: .
·        Divisão geográfica e cultural do continente americano.
·        Divisão regional política do continente americano;

AMÉRICA E VÁRIOS CENÁRIOS E GEOGRÁFICOS
·        América anglo-saxônica (aspectos físicos e humanos);
·        América do Sul;
·        Aspectos humanos e econômicos;

2.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
·        Regionalização mundial: física (os continentes) e econômica (Norte/Sul);
·        As origens históricas do desenvolvimento e do subdesenvolvimento: noções de neocolonialismo e imperialismo;
AMÉRICA E VÁRIOS CENÁRIOS E GEOGRÁFICOS
·        América Latina e Andina;
·        Aspectos humanos, e econômicos;

3.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
·        Globalização: blocos econômicos mundiais e regionais;
·        Revolução Industrial e Revolução Técnico-Científica;

AMÉRICA E VÁRIOS CENÁRIOS E GEOGRÁFICOS
·        América Central : aspectos gerais:
·        Ocupação colonial e diversidade populacional;
·        Fatores naturais e ocupacionais do solo;
·        Aspectos humanos e econômicos;

4.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
·        Indicadores econômicos e sociais da riqueza – IDH;

AMÉRICA E VÁRIOS CENÁRIOS E GEOGRÁFICOS
·        América Platina : aspectos gerais;
·        As Guianas;
·        Países Andinos;

 9.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
UM SÓ MUNDO E VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
·        Estado, Território e Nação;
·        Guerra fria: expansão do socialismo, alianças militares e políticas;
·        Multipolarização;
·        Globalização cultural e econômica;
·        I e II Guerras Mundiais;

2.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
ÁFRICA E OS VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
·        Localização geográfica;
·        Processo de ocupação histórica: imperialismo;
·        Regionalização da áfrica;
·        Aspectos físicos;
·        População: distribuição, condições de vida e conflitos internos;
·        Economia africana;
·        África do Sul: pós apartheid;

3.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
ÁSIA E OS VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
·        Localização geográfica;
·        Regionalização da Ásia;
·        Aspectos físicos;
·        População: diversidade cultural e religiosa;
·        Economia: Japão e Tigres Asiáticos, China, Índia e Oriente Médio;
·        Conflitos asiáticos;

4.º BIMESTRE

EIXO: O HOMEM E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO
EUROPA E OS VÁRIOS CENÁRIOS GEOGRÁFICOS
·        Localização geográfica;
·        Aspectos físicos e problemas ambientais;
·        População européia: predomínio urbano,fluxo migratório (imigração ilegal), predomínio de população idosa, xenofobia, as minorias étnicas e suas lutas e IDH;
·        Economia dos principais países e a construção da EU;


         Metodologia
O professor deve proporcionar aos alunos, atividades diversificadas, criando um ambiente educativo e desafiador para que os alunos possam explorar, olhar, imitar, expressar-se por meio da fala e em contato com pessoas de várias idades, construam o conhecimento percebendo que as informações sobre o mundo, podem ser registradas por meio de diferentes linguagens e tratados por diferentes pontos de vista