Projeto Político Pedagógico (parte1)

Escola Municipal

“Pe Tomaz Ghirardelli”

Rua: Lúcia dos Santos, s/n
Dom Antônio Barbosa
Campo Grande – MS –
CEP- 79075 – 080
CEE- Autorização Nº 5279


Proposta Pedagógica    




Período de vigência:
Fevereiro a Dezembro de 2011


Campo Grande, 2010 / 2011





PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PADRE TOMAZ GHIRARDELLI



Prefeito Municipal
Dr. Nelson Trad Filho

Secretária Municipal de Educação
Profª Maria Cecília Amêndola da Mota

Secretário Adjunto
Prof. Cícero Rosa Vilela

Superintendência  Geral de Gestão de Políticas Educacionais.
Prof.ª Ângela Maria Brito.

Superintendência de Gestão,  Normas e Relações Comunitárias
Profª Maria Ângela Arruda Facchini

 Coordenadoria de Ensino Fundamental
 Prof. Osmar Martins  

Diretora da EM Padre Tomaz Ghirardelli
Profª  Angelica Dias de Oliveira

Diretora Adjunta da EM Padre Tomaz Ghirardelli
Prof.ª Maria Sebastiana Souza Molina.


1-APRESENTAÇÃO


“A P.P é o caminho para definir objetivos e meios para atingi-los.”


O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli é uma proposta de trabalho coletivo que busca encontrar respostas para questões, como cumprir o seu papel, as dificuldades em cumpri-lo e as alternativas possíveis para viabilizá-lo.
A unidade escolar é o lugar de realização de projetos educativos e com eles apresentamos nossas ações organizadas em torno da educação dos alunos promovendo o crescimento de todos em relação à compreensão do mundo e a participação da sociedade.
O presente projeto tem como finalidade, nortear as ações organizadas em torno da educação dos alunos promovendo o crescimento de todos em relação à compreensão do mundo e a participação da sociedade.
O presente projeto tem como finalidade, nortear a ação educativa da unidade escolar com adoção de uma postura que leve a mudança da prática pedagógica. Essa mudança irá exigir de todos, o compromisso com o cumprimento dos objetivos, metas e ações traçadas no Projeto, visto que, através destes possibilitará ao aluno vivenciar as transformações sociais tornando-se um cidadão mais participativo e crítico.
Com esse trabalho pretendemos iniciar uma caminhada rumo a democracia da educação, conscientes de que nossa tarefa será árdua, invocamos o “Mestre Maior – Deus”, para nos dar força, coragem e persistência na busca dos objetivos propostos.
A presente proposta resultou de um processo de trabalho desencadeado pela Direção, Professores, Especialistas, funcionários administrativos e comunidade, com o objetivo de oferecer oportunidade de discutir o papel da escola com os alunos, educadores e funcionários, sensibilizando a todos, quanto à necessidade de criar, estabelecer rumos, apontar caminhos e definir coletivamente a organização dos trabalhos pedagógicos e administrativos da escola em sua totalidade.
A Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, apresenta à sociedade campo-grandense, sua Proposta Pedagógica, elaborada na linha da tendência pedagógica progressista. De acordo com nossa tendência, visamos uma escola com a contínua avaliação do valor do trabalho desenvolvido, não apenas através do comportamento das crianças na escola, mas fora dela e em especial dos resultados esperados, sistematizando e significando a aprendizagem adquirida processualmente.
Estabelecemos em nossa Proposta Pedagógica, a importância de uma base sólida em fundamentos, inserindo os Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares do município de Campo Grande, formação continuada dos profissionais envolvidos, na qual propõem, um espaço escolar eficaz, atendendo as aspirações de professores e alunos, introduzindo valores e práticas de cidadania no cotidiano, promovendo o relacionamento democrático e respeitoso entre a comunidade escolar.
Dentro deste mesmo aspecto abordamos a questão do fracasso escolar, partindo de uma visão psicopedagógica, levando à redefinição de procedimentos em sala de aula, pois o professor começa a compreender que o sucesso ou fracasso depende de um conjunto de fatores, mas acima de tudo de um trabalho responsável e comprometedor de cada um de nós.
Buscamos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) Art.2º[1], Art. 3º- parágrafo I, II, III, IV, VII, VIII, IX, X e XI[2]- e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescentes)[3], respaldos legais que embasam e norteiam a educação, indicando as bases legais que devemos seguir, na nossa missão de educadores.
Documentos como o PDE e o Regimento Escolar, foram utilizados como suportes pedagógicos, tornando mais nítida a postura educacional desta unidade escolar.
Ficou explicito para todos que participaram da elaboração desta Proposta Pedagógica, que em consonância com a LDB[4], nossa missão primordial é formar cidadãos conscientes, capazes de atuarem de maneira critica e produtiva em seu meio sócio-cultural.


[1] A educação, dever da família e do Estado inspirada nos princípios de liberdade e nos idéias de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
[2] O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I       igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II      liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III     pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV    respeito à liberdade e apreço à tolerância;
VII   valorização do profissional de educação escolar;
VIII  gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX    garantia de padrão de qualidade;
X      valorização da experiência extra-escolar;
XI     vinculação entre a educação  escolar, o trabalho e as práticas sociais.

[3] A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I   igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II direito de ser respeitado por seus educadores;
III direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorre às instâncias escolares superiores ;
IV direito de organização e participação em entidades estudantis;
V  acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.

[4] A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.


2- IDENTIFICAÇÃO             

Denominação:  Escola Municipal “Pe. Tomaz Ghirardelli”
Ato de Criação: Decreto N.º 7576/98
Ato da Fundação: 13/02/98
CEE – Autorização N.º 5279
R. Lúcia dos Santos, s/nº -  Dom Antônio Barbosa
Fone: (067) 3314-6351
Terreno: 10.922,25 metros quadrados.


2.1- INSTALAÇÕES:
- Salas de aula: 36
- Cozinha:  01
- Secretaria: 01
- Quadra Descoberta : 01
- Quadra Coberta : 01
- Laboratório de Informática: 02
- Banheiro: 17
- Diretoria: 01
- Sala de Supervisão: 01
- Sala de Orientação: 01
- Sala de Professores: 01
- Sala de Multimeios: 01
- Biblioteca: 01


2.2- NÍVEIS DE ENSINO E MODALIDADES

2.2.1 -  Ensino Fundamental (Matutino e Vespertino)
1º ao 5º Ano
Nº. de turmas: 44
Nº. de alunos: 1.560

6.º ao 9.º Ano
Nº. de turmas:26
Nº. de alunos: 831
 2 - Classes de Educação de Jovens e Adultos. (Noturno)

EJA Fase 01:
Nº. de turmas: 01

EJA Fase 02:
Nº. de turmas: 01

EJA Fase 03:
Nº. de turmas: 01

 EJA Fase 04:
Nº. de turmas: 01
Nº. Total de alunos da EJA : 259 Alunos.




04-HISTÓRICO


.
 A Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli foi fundada no dia sete de Janeiro de um mil novecentos e noventa e oito, autorizada pelo CEE/MS nº. 403/98 CEIEF, aprovado em sessão plenária, de 20/11/98, e o disposto no processo SED/MS 13/034378/98.
A escola atende aos bairros Dom Antônio Barbosa, Parque do Lageado, Parque do Sol, Jardim Colorado, Vespasiano Martins e adjacentes, sendo que os dois primeiros bairros eram assentamentos até 1997.
Em 03/09/1999, houve a inauguração da ampliação de 06 salas de aula e a construção de uma quadra de esporte.
Em fevereiro do ano de 2001, foram construídas 06 salas de aula provisórias, de madeira, para atender a demanda por vagas.
Após a última reforma e ampliação à escola passou a ter: 36 salas de aulas, 0 2 sala de informática, biblioteca, multimeios, sala de recurso, sala de  orientação, sala de  supervisão, secretaria (ampliada). Atendemos atualmente 2.566 alunos distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Sendo ministrados na escola os seguintes níveis e modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1.º ao 9.º ano, EJA Fases 01; 02; 03 e 04. Treinamento de Judô, Basquetebol, Voleibol, Futsal, Aulas de Reforço, Escola Viva, Banda de Percurssão e Oficina de Dança (Street dance).
Esse estabelecimento tem como Missão: Contribuir para a melhoria das condições educacionais, adequando os trabalhos com a realidade dos alunos, assegurando-lhes um ensino de qualidade e colaborando para a formação de cidadãos capazes de participarem na transformação de nossa sociedade formando sua própria opinião.

A Equipe Técnica está formada com 05 Supervisores Escolares e 06 Orientadores Educacionais, que distribuem o tempo nos atendimentos a professores, alunos e pais procurando atingir os objetivos estratégicos da escola, que são:

 1 – Elevar o desempenho do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos;
 2 – Modernizar a gestão escolar;
 3 – Fortalecer a participação dos pais na escola.

Nossas Metas :
1 – Aumentar o índice de aprovação dos nossos alunos.
2 – Realizar três medidas para inovar a gestão.
                  3 -Elaborar 04 ações que envolvam os pais no processo de ensino e de aprendizagem.
                  As ações constam no Plano de Ação do P.D.E. / 2008.

A direção escolar conta com a Professora Angelica Dias de Oliveira e a direção adjunta com a professora Maria Sebastiana Souza Molina. Ambas promovem momentos de integração com os diferentes segmentos da Escola: Professores, funcionários administrativos, pais e a comunidade em geral.
Nossa Visão de futuro permite:

Realizar os trabalhos de forma segura, responsável, organizada e eficaz, visando a qualidade de ensino, procurando juntamente com a comunidade e a equipe escolar um bom desempenho de nossas atividades.

05-MISSÃO SOCIAL

A Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli tem como missão: Contribuir para a melhoria das condições educacionais, adequando os trabalhos com a realidade dos alunos, assegurando-lhes um ensino de qualidade e colaborando para a formação de cidadãos capazes de participarem na transformação de nossa sociedade formando sua própria opinião.


6 - PRÍNCIPIOS TEÓRICOS

“ O Projeto Político Pedagógico – PPP é vereda
para nortear metas e ações educativas”
(Equipe Técnica)

               A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB nº 9394/96, prevê em seu artigo 12, inciso I, que “os estabelecimentos de ensino, respeitados as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência e elaborar e executar sua proposta pedagógica... “
               Assim como o Conselho Municipal de Educação através da Deliberação nº 254 de 17/12/2003, em seu capítulo V, prevê:
                                        A escola no seu fazer pedagógico, tem  o objetivo de preparar nossa clientela para as reais condições do nosso tempo e lugar, no compromisso com a construção de cidadania que pede necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal,  seletiva e a afirmação de princípio da participação política.
A Proposta Pedagógica, instrumento norteador das ações  pedagógicas e administrativas desenvolvidas pela  instituição de ensino,é documento obrigatório, cuja  elaboração é de responsabilidade da Comunidade escolar.   
  (Art. 20 – CME )

  A escola como instituição responsável pela propagação do conhecimento é o espaço onde há o confronto do saber popular (cotidiano) como o saber sistematizado, resultando na sua reconstrução, e reinvenção. A escola atenderá através da inclusão alunos deficientes: visuais, auditivos, físicos e mentais leves, com uma proposta de trabalho que os situem na sua realidade e atuantes na história da sua comunidade.
            A contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver um projeto de educação comprometida com o desenvolvimento de capacidade que permitam intervir na realidade para transformá-la. Por isso a escola se orienta por três diretrizes:
1.     Posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como uma intervenção na realidade no momento presente
2.     Não tratar os valores apenas como conceitos ideais
3.     Incluir essa perspectiva no ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar (PCNs)

              A relação educativa é uma relação política, por isso a questão da democracia se apresenta para a escola assim como se apresenta para a sociedade. Essa relação se define na vivência da escolaridade em sua forma mais ampla, desde a estrutura escolar, em como a escola se insere e se relaciona com a comunidade, nas relações entre os trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidade e poder decisório, nas relações entre educadores e educandos, no reconhecimento dos educando como cidadãos, na relação com o conhecimento.
               A escola oferece na sua organização curricular o Ensino Fundamental, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.), Educação Inclusiva e Sala de Recurso.
               A Educação Especial – educar na diversidade é um dos grandes desafios na atualidade. Educação inclusiva diz respeito à capacidade da escola para educar todas as crianças, jovens e adultos, sem qualquer tipo de exclusão. A inclusão implica, portanto, no desenvolvimento escolar que acolhe a todos os estudantes, independentemente de suas condições pessoais, sociais ou culturais,. A escola que adota a orientação inclusiva valoriza as diferenças dos estudantes e a diversidade humana como recursos valiosos para o desenvolvimento de todos na sala de aula e também para o desenvolvimento do docente.
               O Estatuto da criança e do adolescente: ECA criada por meio da Lei nº 8069, de 13 de junho de 1990, sob intensa mobilização da sociedade civil, visa regulamentar o direito constitucional da criança e do adolescente. Com a preocupação de garantir tal direito, o Estatuto parte do pressuposto que a criança e o adolescente são cidadãos independentes para o atendimento à infância pobre, daqueles considerados em “ estado de risco” (Código do Menor de 1927) ou em “situação irregular” (Código do Menor de 1979) o ECA configura-se portanto, num  grande instrumento para a efetivação de uma democracia participativa no trato dos interesses das crianças e dos adolescentes.  
               O sucesso das políticas sociais está diretamente relacionado à equivalência entre direitos e deveres para todos os seguimentos. E nesse contexto o ECA é uma referência sempre importante.
               No contexto da Educação, a conquista da cidadania percorre o mesmo caminho da conquista do conhecimento. As mudanças na educação impostam pelos tempos atuais, como necessárias e urgentes, traz conseqüências importantes para a educação, conduzindo a novos desafios.
               Nos anos 80, surgiu uma tendência pedagógica que mesclava a preocupação sócio-política e psicológica para compreender o processo de construção do conhecimento. Essas tendências pedagógicas, representadas pelo sócio construtivismo, foi fundada na Psicologia Genética de Jean Piaget e na abordagem sócio-histórica de Lev Semenovich Vygotsky, que forneceram elementos importantes para compreender como se dá à integração entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento.
               A aprendizagem é um processo social – apesar de a aprendizagem ser um processo interno e individual, isto acontece a partir dos processos de interação social com outras pessoas, sejam adultos ou crianças. Segundo Vygotsky, todas as funções psicológicas superiores aparecem, primeiro no plano de interação social ou interpsicológica, estabelecida entre a criança e os diferentes agentes educativos, para depois passar no plano individual. Quer dizer, o que a criança pode fazer, em seu primeiro momento, com ajuda dos outros, por meio da interação social, depois é capaz de fazer por si só. A chamada “zona de desenvolvimento proximal – ZDP” localiza-se entre o que o  aluno é capaz de fazer com ajuda do outros e o que pode fazer por si mesmo. A educação deve intervir na zona de desenvolvimento proximal, no que se refere às atividades que o aprendiz ainda não é capaz de realizar por si só, mas do que poderá chegar a realizar se receber a ajuda necessária. A natureza social da aprendizagem reflete-se no fato de que muitas aprendizagens ocorrem em grupos. Compartilhar a aprendizagem com outros pode tornar-se estimulante e enriquecedor.
               Esse conceito é muito importante para o educador, pois pode ser utilizado para orientá-lo no sentido de organizar seu ensino de modo a possibilitar interações (professor x alunos e aluno x professor), a fim de explorar a ZDP, fazendo com que o aluno atinja níveis mais altos de desenvolvimento.
               No mundo moderno a sociedade vem passando por profundas transformações e mudanças comportamentais de valores éticos, morais, políticos e econômicos. Essas transformações oriundas da globalização da economia neoliberal que vem norteando as políticas governamentais.
               A escola como “lócus” de relações sociais e sistematização do conhecimento, deve buscar espaço democrático. A democracia só é possível, quando a escola e a comunidade buscam um mesmo objetivo, o mesmo caminho, onde não se limita a reproduzir uma realidade sócio-econômica imposta pela sociedade neoliberal, mas que possibilite condições para que todos os alunos desenvolvam suas possibilidades individuais e coletivas de forma que possam ser participantes e sujeitos da própria história. A escola como instituição de formação social, deve pautar suas ações e suas metas em formar cidadãos capazes de atuar com dignidade e competência no mundo real e transformá-lo.
   A função social da escola é ensinar, sistematizar conhecimentos e ter o compromisso com a qualidade de ensino onde o educador promove e busca as melhorias constantes.
              A concepção pedagógica adotada pela escola contemplada como uma instituição responsável pela propagação do conhecimento; lugar de confronto do saber popular (cotidiano) com o sabor sistematizado, resultando na construção e reconstrução do saber sistematizado, resultando na construção e reconstrução do saber nas concepções de ensino aprendizagem, onde os objetivos educacionais são bastante diversos no decorrer da História e refletem as situações econômicas, sociais e política de cada época.


7- ORGANIZAÇÃO CURRICULAR


O Currículo da Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, serve para nortear o trabalho pedagógico, tendo como ponto de partida a qualidade do processo ensino – aprendizagem. Portanto, seguimos a orientação dos seguintes documentos:

·  Plano Municipal de Educação: o futuro da educação é a gente que faz (2007- 2016) Campo Grande – MS.
·  Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 9 anos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS, elaborado pelos professores das Escolas Municipais e Equipe da Divisão do Ensino Fundamental da Semed. Em prol da melhoria da qualidade de Ensino, compreendendo que a permanência dos alunos na escola, deve ser ampliada por meio da jornada diária, entrou em vigor a Lei n.º 11.114 que altera a L.D.B. preconizando que a matrícula no Ensino Fundamental passaria a ser obrigatória aos 6 anos, com duração do tempo de ensino fundamental de 8 para 9 anos.        
      
                  O Conselho Municipal de Educação deliberou essa ampliação e que as crianças que completarem seis anos até o mês de dezembro do ano de sua matrícula, no Ensino Fundamental, sejam contempladas as sua expectativas no currículo e o desenvolvimento de seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual, social e cognitivo.