Projeto Político Pedagógico (parte7)



LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

      Objetivos:
 
Ø Compreender a importância da língua estrangeira, favorecendo uma maior percepção de culturas diversas, melhorando a capacidade de se comunicar.
Ø Ampliar o conhecimento de linguagem em sua língua materna, por meio de comparações da Língua Estrangeira – Inglês em vários níveis lingüísticos.

 Conteúdos
 @ Leitura e compreensão de textos autênticos relacionados à realidade    do aluno.
 @ Observação dos tempos verbais adequados a cada modalidade de texto.
 @ Descrição de pessoas, objetos e lugares conhecidos, por meio de  referenciais presentes no cotidiano.
 @ Os demais conteúdos estão no Referencial Curricular da REME.

 6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE
·        Alphabet
·        English around you (história e importância do ensino da L.I.)
·        Greetings
·        Cardinal numbers 91-25)
·        School objects/clasroom objects.
·        Personal pronous
·        Demonstrative Pronouns.
·      Aquisição de diversos tipos de vocabulário( fruit, vegetables, colours, clothes and acessories, animals, parts of the body)

2.º BIMESTRE
·        Indefinites articles.
·        Verb to be(present)
·        Days of the week
·        There to be
·        Months of the year/season of the year.
·        Cardinal numbers (25/50).
·  Aspectos temporais  do uso diário ( Days of the week, months of the year, seasons, cardinal/ordinal numbers, hours.
·        Consulta a listas classificatórias e ordenativas (dicionários e glossários).

3.º BIMESTRE
·        Animals
·        Countries and nacionalites (adv/conj.where?)
·        Cardinal numbers (50-75)
·        Hour (iniciar)
·        Possessives adjectives and pronouns.
·        Professions
·  Produção de bilhetes, convites, cartões comemorativos e tiras, explicitando as diferentes estruturas contidas em cada modalidade de texto.

 4.º BIMESTRE
·        Colors
·        Means of transport
·        Verb to be
·        Cardinal numbers
·        Family
·        Plural of nouns (acréscimo do “s”)
·        Verb to be have (presente).
·        Acesso aos aspectos culturais dos países de Língua Inglesa, bem como, ao que se refere às questões sobre ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo.


7.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.º BIMESTRE

·        Verb to be
·        English around you (história e importância do ensino da L.I.)
·        Means of transport
·        Verb to be have
·        Culture: St. Patrick’s Day/ Easter
·        Hours (time a.m./p.m)
·        Percepção das possibilidades de ampliação e manutenção do canal comunicativo.
·        Descrição de pessoas, objetos e lugares conhecidos, por meio de referenciais presentes no cotidiano do aprendiz (Places,classroom objects, parts of the house, means of transport).

2.º BIMESTRE
·        Plural of nouns
·        Puntuation.
·        Culture: mothers Day
·        Nouns
·        Simple present
·        Sports
·        Modal “can”
·        Estratégias de leitura

3.º BIMESTRE
·        Prepositions: in, on, at, for, from.
·        Simple present- to have
·        Interrogative words
·        Days of the week (habits)
·        Indefinitive adjectives (some, any, no).
·        Why and because
·        Quantifiers ( a lot of, many, much, a few, a litte)
·        Culture: children’s Day
·        Estratégias de leitura.

 4.º BIMESTRE
·        Adjectives
·        Parts of the body
·        Future with going to and Will.
·        Preposition-by
·        Pronouns (subject pronouns and object pronouns).
·        Question tag.
·        Would like
·        Food and drinks
·        Imperative
·        Christmas
·        Estratégias de leitura.

8.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

·        Simple present (review)
·        Daily activities
·        Modal verbo “can”
·        Interrogative words (what, Who, where, how, old, what time, why, whose)
·        Clothes
·        Possessives pronouns
·        Possessive adjectives  X possessive pronouns
·        Simple past – to be
·        Culture: Easter
·        Estratégias de leitura.

2.º BIMESTRE
·        There was- there were
·        Questions tag
·        Directions
·        Prepositions (across, next to, behind, between, on, to).
·        Simple Past tense(regular verbs)
·        Simple Past tense(irregular verbs)
·        Culture: Mother’s Day
·        Culture: Valentine’s Day
·        Be born
·        Cardinal numbers (review)
·        Estratégias de leitura.


3.º BIMESTRE
·        Simples past tense (irregular verbs)
·        Short and long answers
·        Names of vegetables- past continuous
·        Proverbs
·        Prepositions (below, under)
·        Past progressive
·        Interrogative words ( how many, how much, why)
·        Culture: children’s Day
·        Estratégias de leitura.

4º BIMESTRE
·        Derivatives (some, any)
·        Places
·        Prepositions (from-to-at-in)
·        Future (will-going to)
·        Culture: Christmas
·        Estratégias de leitura. 

9.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1.º BIMESTRE

·        Simple past tense
·        Clothes
·        There were and there was
·        Simple past – to be
·        Past progressive Tense
·        Past Tense and Participe of irregular verbs
·        Future with will
·        Culture: Easter
·        Estratégias de leitura.

2.º BIMESTRE
·        Reflexive pronouns
·        Punctuation
·        Comparison of adjectives
·        Culture: Valentine’s Day
·        Suffix-en
·        Suffix-ness
·        Text organization
·        Estratégias de leitura.

3.º BIMESTRE
·        Present perfect tense X simple past tense
·        Present perfect with (ever, already, yet, never, since, for)
·        Would
·        Suffix-y
·        Possibilities (can, must, may, should)
·        Culture: children’s Day
·        Estratégias de leitura.

4.º BIMESTRE
·        Must X should – so many X so much
·        Conditionals
·        Preofessions
·        Passive and active voices
·        Relative pronouns (who, which, that, whose)
·        Relative adverb: where
·        Culture: Christmas
·        Estratégias de leitura.


Metodologia
        
A perspectiva metodológica precisa de uma abordagem de ensino progressista, com relações dialógicas, trabalho coletivo e cooperativo, discussões críticas e reflexivas aliadas à pesquisa, visando à investigação para a produção do conhecimento.
Com essa prática de reflexão constante, a aprendizagem ganhará uma feição de descobertas individuais, de solução de problemas, de tentativas diversas, de saber fazer, de o porquê fazer, do para que fazer e refazer, de acordo com o ritmo de cada um.



ENSINO RELIGIOSO

Objetivos:
Ø Conhecer e respeitar a si mesmo e ao próximo.
Ø Desenvolver valores como: ética, honestidade, justiça, amor ao próximo, bondade e solidariedade.
Ø Trabalhar com aqueles que se encontram em situação de exclusão social, promovendo formas voluntárias e autônomas de participação  elevando a um compromisso com as questões sociais e a uma possibilidade de intervenção, na perspectiva de mudança para melhoria das condições de vida de todos, priorizando as relações éticas e estéticas.

 Conteúdo

O conteúdo precisa ser organizado de forma que o aluno consiga administrar seus sentimentos, emoções, desafios diante da realidade em que vive, sem perder de vista o espírito de luta por dias melhores, coragem para dizer sempre sim à vida com sentimento de paz, amor, felicidade, conciliando convivências e situações.
Os eixos didáticos condutores dos estudos, pesquisas e discussões na disciplina de ensino religioso são:
     @ Ethos: alteridade
     @Escrituras sagradas: história das narrativas sagradas (orais e escritas)
     @ Culturas e tradições religiosas: sociologia e tradição religiosa;
     @ Ritos: espiritualidade.
   
Metodologia

A metodologia dependerá da realidade do momento, da escola, da turma, dos recursos materiais disponíveis e principalmente dos objetivos que se desejem alcançar ao abordar determinados temas junto aos alunos.
                         
 8.0   -   ATENDIMENTO À DIVERSIDADE

8.1- HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA-

Promover a igualdade racial de gênero, sem dúvida alguma, é a melhor forma de promover a paz e colaborar para a construção de outro mundo possível, sustentável e solidário. Além disso, ele atende a Lei n.º 11.645/08, que altera a lei 10.639/08, a qual inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena:
Parágrafo 2.º - Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro- brasileira e dos povos indígenas serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.
Conforme os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), tratar da presença indígena, desde tempos imemoriais em território nacional é valorizar sua presença e reafirmar seus direitos como povos nativos, como tratado na constituição de 1988. É preciso explicitar sua ampla e variada diversidade, de forma a corrigir uma visão deturpada pela justaposição aleatória de traços reiterados de diversas etnias.
 Compreender a formação da sociedade européia e das relações entre sua história, viagens de conquista, entrelaçamento de seus processos políticos com os do continente americano, em particular  América do Sul – Brasil, auxiliará professores e alunos a formarem referencial, não só de conteúdos específicos, como também da estruturação de processos de influência recíproca. Isso é particularmente importante para o momento atual, quando o quadro intencional interfere no cotidiano do cidadão de muitas e variadas culturas. O tema História e Cultura Afro-brasileira e Indígena devem ser trabalhados buscando o debate e ações sobre consciência política e histórica da diversidade, objetivando a:
·        Igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direito.
·   A compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicos raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas, e que, em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história.
·   Ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural do país.
·  A superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e também as classes populares, são comumente tratados.
·  A desconstrução por meio de questionamentos e análise críticas objetivando eliminar conceitos, idéias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros e brancos.
·  À busca por parte da equipe escolar,em particular de professores não familiarizados com a análise das relações étnico-raciais com o estudo de História e Cultura Afro- brasileira e Africana, de informações e subsídios que lhes permitam formular concepções não baseadas em preconceitos e construir ações respeitosas.
·        O diálogo é fundamental para o entendimento entre diferentes, com a finalidade de negociações, tendo em vista objetivos comuns, visando uma sociedade justa.

8.2 -EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

         
Definimos trânsito como conjunto de deslocamento de pessoas e veículos nas vias públicas dentro do sistema convencional de normas, que tem por fim assegurar a integridade de seus participantes. A Educação para o trânsito tem como objetivo preservar a vida. Sendo que é responsabilidade de toda a sociedade. Portanto, é necessário formar uma consciência viária para que se estabeleça o fundamental equilíbrio entre os valores sociais de sua comunidade. Esta consciência só poderá ser despertada através da educação para o trânsito, comprometida com uma nova dimensão de vida, de companheirismo, de solidariedade e não de competição.

Objetivos:
· Favorecer o desenvolvimento de posturas e atitudes em prol da segurança individual e coletiva para construção de um espaço público democrático e acessível.
·   Identificar as normas, os meios, as regras, os objetos e a postura que regem o sistema de trânsito brasileiro.
·    Proporcionar ao aluno condições para que ele possa observar a realidade que vive, podendo aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o trânsito.

Conteúdos 
·    Os conteúdos são normas, regras e posturas a serem tomadas mediante ao sistema de trânsito brasileiro.

Metodologia

Através de textos, pesquisas, jogos e brincadeiras, abordar as regras de trânsito para os diversos meios de se transitar em uma via pública: pedestre, ciclista, moto taxista, motorista, etc, proporcionando aos alunos, oportunidade para troca de experiências e aprendizagem sobre o assunto.

8.3- PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING
       
O Bullying é a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduos ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir, causar dor, angustia ou humilhação a vitima. Em escola, acontece contra alunos ou professores acarretando exclusão social, perseguição, discriminação, medos, destruição de pertences, subtração de objetos alheios apenas para humilhar o outro, investigação de atos violentos, inclusive utilizando-se de meios tecnológicos. As Escolas Municipais de Campo Grande, MS. participam de um programa de Inclusão de Medidas de Conscientização e Combate ao Bullying Escolar e o mesmo tem como objetivo:
I – Prevenir e combater a prática do Bullying nas escolas;
II- Capacitar docentes e equipe pedagógica para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
III- Orientar as vítimas de bullying visando à recuperação de sua auto – estima para que não sofram prejuízos em seu desenvolvimento escolar;
IV – Orientar e advertir os agressores sobre as conseqüências e punições pela prática de bullying, que pode será enquadrada nos crimes de ameaça, lesão corporal, injúria, dentre outros e que são passíveis de penas, que vão desde a advertência, até a aplicação de medidas sócio-educativas, liberdade assistida, prestação de serviços à comunidade, à semi liberdade e até mesmo a prisão;
V – Envolver a família no processo de percepção, acompanhamento e processo de solução do problema;
VI – Encaminhar as vítimas e agressores aos serviços de assistência médica, social, psicológica e jurídica, quando necessário.

AÇÕES A SEREM REALIZADAS NA ESCOLA

·        Contratar profissional especializado no assunto para ministrar palestras para as famílias, orientando, conscientizando os pais, caracterizando o que é o bullying em casa, na escola e na sociedade.
·        Capacitar os profissionais da instituição escolar, esclarecendo o bullying, o que é? Como acontece? Como evitar? Orientando os docentes como direcionar os trabalhos com os alunos em sala de aula.
·        Conscientizar os alunos da prática e conseqüências dos atos do bullying escolar.
·        Desenvolver projetos sobre o assunto, utilizando produções de textos, pesquisa, dramatização, confecção de cartazes, apresentação de  filmes que trabalham as diferenças, respeito ao próximo e os valores.
       
 8.4 -EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O art. 208 da Constituição Federal do Brasil relata que “ o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

             I – Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiverem acesso na idade própria”.
             O art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, diz que “ a Educação de Jovens e Adultos – EJA será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”.

Tendo em vista essa necessidade e em cumprimento às leis e conforme o Parecer CNE/CEB 11/2000,  a Deliberação CME/MS n.º 686 de 5 de dezembro de 2007 e Resolução Semed n.º 118 , de 08 de Fevereiro de  2008, a Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli assumiu a responsabilidade junto a Secretaria Municipal de Educação em Campo Grande,MS de oferecer o curso da EJA no período noturno e durante esse ano funcionará as quatro fases perfazendo o total de 156 dias letivos com 16 horas/aulas semanais com 4 horas aulas de 45 minutos de 2ª à 5ª feira e nas 6ª feiras serão realizadas aulas diversificadas conforme a realidade da escola. Essas aulas diversificadas serão elaboradas como oficinas ou mini cursos procurando atender as necessidades dos nossos alunos. Portanto, os mesmos participarão dando sugestões e ou temas para essas aulas.

 Objetivos:

·        Gerais:
1 – Oferecer escolarização aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade aos estudos no Ensino Fundamental.
2 – Oportunizar aos jovens e adultos a atualização nos conhecimentos, mostrando as habilidades através da troca de experiências permitindo acesso ao desenvolvimento humano e pessoal.

·        Específicos:
  1 – Desenvolver, por meio da leitura, a imaginação, o prazer e o  
          entretenimento.
       2 - Comunicar desejos, necessidades, idéias e sentimentos, ouvir,   
             contar e descrever  experiências de fatos vividos.
       3 - Interpretar e produzir escritas numéricas a partir de formulação de
 hipóteses, utilizando para isso a linguagem oral e escrita.  Os registros informais e aproximação à linguagem matemática.
       4 – Ler, interpretar e produzir diferentes tipos de textos.

Conteúdos
Os Conteúdos terão as temáticas sociais para a sala de aula de forma sistematizada, sendo selecionados e organizados de maneira que possam desvendar o papel do conhecimento, a ciência e a tecnologia produzidas pelo ser humano. Precisam ser explorados contribuindo para o fortalecimento da auto-estima, auto-valorização e auto-confiança.

Metodologia

As aulas serão ministradas de 2.ª a 5.ª feira com atividades diversificadas, diversos textos, para ampliar os conhecimentos, oportunizando aos alunos,  momentos para reflexões individuais e coletivas.  Nas 6.ªs feiras, as aulas serão em forma de projetos, oficinas, mini-cursos e atividades diversificadas conforme a necessidade e interesse dos alunos, sendo ministrados pelos próprios professores.