quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Projeto Um Pais Chamado Brasil

AEE - Atendimento Educacional Especializado

Encerramento e Culminância do Projeto


Aconteceu no espaço da Sala de Recursos o Projeto “Um País Chamado Brasil” que por sete meses proporcionou aos alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado) vivenciarem momentos de aprendizagem através da interação e pesquisa. O projeto procurou mostrar que os alunos com deficiência podem construir e produzir conhecimentos. A base do projeto foi o estudo das regiões do Brasil, onde o enfoque estava centralizado na localização e identificação das regiões e seus respectivos estados e capitais, suas bandeiras, seus monumentos. A metodologia do projeto procurou abranger as mais diversas limitações através de jogos no computador com o subsídio da internet, pesquisa on-line, pintura e reconhecimento das bandeiras dos estados, atividades pedagógicas que contemplassem a interação entre os conhecimentos prévios e os conceitos estabelecidos. A Elaboração e construção de uma réplica do Relógio Central da Rua 14 de julho, baseada nos seguintes conceitos: pesquisa, projeto, elaboração e planejamento, arquitetura, coordenação motora, criatividade, coletividade e monumento histórico. O projeto também proporcionou aos alunos o trabalho com pesquisa e estatística, a partir de entrevistas realizadas pelos alunos com professores e funcionários da escola, com o objetivo de realizar um levantamento acerca do local de nascimento dos entrevistados e o local que gostariam de conhecer no Brasil. Com isso eles localizariam no mapa as regiões delimitadas pela pesquisa.  Sob a orientação do professor Roberto, um grupo de alunos realizaram a tabulação dos dados e outro grupo elaborou o gráfico utilizando como aplicativo o Excel. O encerramento do projeto deu-se no dia 25 de novembro em dois momentos: exposição dos trabalhos nos períodos matutino e vespertino para a visitação da comunidade escolar e no período noturno a culminância com a presença da comunidade escolar e de diversas autoridades da SEMED dentre elas Maria Angela B. de Arruda Fachini (Coordenação de Gestão e Normas e Relações Comunitária), Marialva Nunes Corrêa (Coordenação de Gestão e Normas e Relações Comunitária) e Analice Terezinha Dalgatti Silva (Coordenadoria do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano) que interagiram com os alunos na apresentação de uma encenação teatral. O professor Roberto Falcão autor e executor do projeto apresentou a comunidade o objetivo e as metodologias aplicadas em todo processo de trabalho. O evento aliou descontração, ludicidade e formação de conhecimento. Vale aqui ressaltar ações colaborativas, pois o projeto pode contar com o apoio incansável de profissionais que somaram talentos e habilidades tão importantes para o êxito das ações. Com isso o professor Roberto afirma: “o projeto não é meu, mas de todos aqueles que vestiram a camisa em prol da educação”. O projeto contou com o apoio das interpretes Andréia e Wellen, professora Vivian Rachel, professora Cristiane Fátima e do aluno Gabriel(8º ano). Por fim, o projeto trouxe para a Sala de Recursos as infinitas possibilidades para os alunos com deficiência construírem novos conhecimentos e estimularem os existentes, além de incorporarem as esses conhecimentos fatores que perpassam a própria limitação, a eliminação de barreiras e a construção da cidadania.

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