sábado, 15 de outubro de 2011

PROJETO BULLYNG

O grande objetivo desse projeto é eliminar qualquer tipo de agressão que venha corromper os valores inerentes ao ser humano, principalmente do ambiente escolar, onde a principal missão está em assegurar um ensino de qualidade e colaborar para a formação da cidadania onde cada aluno possa ser um agente transformador da sociedade e assim formar a sua opinião baseada em princípios éticos e no respeito aos direitos de cada pessoa. Com isso, a missão de cada educador é fortalecer as bases éticas de princípios e valores daqueles que de alguma forma vem buscar algo para sua vida, pois bem sabemos que em alguns casos pouco podemos contar com a família, onde esses princípios deveriam estar fortalecidos. Acredito eu que o mau deve se cortado pela raiz, por isso o nosso trabalho inicia principalmente nas bases do ensino fundamental, para que ao término de todo ciclo tenhamos eliminado toda e qualquer violência do ambiente escolar. O bullying não pode ser mais essa bomba que detona os nossos valores e princípios, devemos reconhecê-lo e eliminá-lo e jamais deixar que ele se torne um vírus que venha contaminar o nosso ambiente.

Professora Nilza (2º ano J)


MINHA EXPERIÊNCIA

Antes de mostrar um pouco do que vem sendo o nosso trabalho quero aqui deixar relatado um pouco da minha experiência no combate ao bullying. Esse ano tive a grata satisfação de receber em minha sala uma aluna com deficiência intelectual, pensando como poderia ser o seu convívio e interação com os demais alunos e antes mesmo que ela chegasse na nossa sala, inciei um trabalho de conscientização junto com meus alunos no respeito ao ser humano e a suas diferenças, pois muito me preocupava se em algum momento como A. seria recebida pelos demais alunos. O trabalho deu muito certo e gerou ações positivas, os alunos foram meus parceiro no trabalho com A., eles cuidavam dela o tempo todo desde a sua entrada na sala até a saída e jamais de alguma forma demonstram qualquer rejeição a ela, pelo contrário, procuram cativá-la, sempre respeitando o seu jeito próprio de ser. Falo de crianças com idades de 6 e 7 anos. Por isso digo, quando qualquer tipo de  violência é detectada ou quando professor prevê o seu foco, uma ação bem implementada elimina, corta as suas raízes.

CONVERSANDO SOBRE BULLYING

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos casos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida. 

Por isso informe-se sobre o Bullying e bana do ambiente escolar esse vilão.

O DIA CONTRA O BULLYING

Durante essa semana desenvolvi junto aos meus alunos a conscientização de combate ao bullying. Uma das propostas e estratégias definidas foi a panfletagem. Na última sexta-feira, (14 de outubro) tiramos a tarde para realizar essa missão, lá fui eu e toda a turminha em peregrinação pela escola. A nossa caminhada começou pelo 6º ao 9º, fomos de sala em sala, era os baixinhos praticando cidadania juntos aos grandalhões. Foi emocionante vê-los nessa atitude tão louvável. Cada panfleto foi pensado para cada faixa etária, procurando abranger ao máximo o nosso objetivo, além da descrição do conceito, cada panfleto sugeria em seu verso uma atividade pedagógica que pudesse levar a um reflexão individual. Deixamos os nosso recado e assim seguimos em nossa missão.  Após passar por todo 6º ao 9º, nos dirigimos aos 4ºs e 5ºs e por fim encerramos a nossa missão nos 1ºs e 2ºs. Foi uma experiência pra lá de satisfatória.


OS PANFLETOS


1º e 2º ano




3º e 4º ano




5º ao 9º ano






 Quero agradece a todos os professores que carinhosamente nos acolheu. Apresento dois vídeo a seguir. Um demonstra um pouco como foi esse momento, o outro expressa a nossa mensagem sobre a temática.




Breve Reflexão


O vídeo acima foi extraído do youtube como reforço a reflexão do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário