sábado, 1 de outubro de 2011

PROJETO UM PAÍS CHAMADO BRASIL

AEE - Atendimento Educacional Especializado




Após algum tempo, estamos retomando o Projeto Um país chamado Brasil (Regiões). No primeiro semestre iniciamos com a exploração da região Centro-Oeste, onde conhecemos uma pouco da principais características dessa região. Foi uma experiência muito prazerosa, onde os alunos em suas diferentes limitações conheceram deste a localização no mapa do Brasil, como suas capitais, as bandeiras que compõem os estados e suas capitais. também exploramos um pouco da riqueza cultural. o projeto continua, agora vamos explorar um pouco da riqueza da região Norte.

REGIÃO NORTE





Informações e dados da região Norte do Brasil

- População: 15.865.678 (Censo IBGE 2010)

· Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

· Vegetação: Floresta Amazônica (quase todo território da região norte), vegetação de mangue (litoral do Amapá e Pará) e Cerrado (extremo sul do Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia).

· Clima: prevalece na região o clima equatorial, com temperaturas elevadas e índice pluviométrico (de chuvas) elevado.

· Rios Principais: rio Amazonas, rio Negro, rio Solimões, rio Xingú, rio Tocantins, rio Madeira, rio Juruá, rio branco, rio Tapajós, rio Paru e rio Uamutã.

· Usinas Hidrelétricas: Usina Hidrelétrica de Balbinos, de Samuel, Santarém, Tucuruí e São Felix.

· Agricultura (principais produtos agrícolas): soja (crescimento expressivo nos últimos anos), guaraná, arroz, mandioca, cacau, maracujá e cupuaçú.

· Economia: Baseada no extrativismo vegetal e na agricultura. Pecuária bufalina em Roraima e na Ilha de Marajó. No setor industrial destaca-se o Pólo Industrial de Manaus, na cidade de Manaus-AM. Nesta região há grande produção de eletrônicos, relógios, eletrodomésticos e suprimentos de informática.

· Turismo: A beleza natural da Floresta Amazônica (fauna, flora, cachoeiras, corredeiras, rios) tem atraído cada vez mais turistas do Brasil e de vários países do mundo. Além do ecoturismo, existem festas e pontos turísticos importantes: Mercado Ver-o-Peso (Belém), Museu Paraense Emilio Goeldi, Teatro da Paz (Belém), Teatro Amazonas (Manaus).

· Cultura: Danças típicas (marujada, carimbó, cirandas), Festival Folclórico de Parintins, festa religiosa do Cirio de Nazaré (Belém). Na culinária é forte a influência indígena. Os pratos típicos que se destacam são: pirarucu de casaca, tacaca, açai, pato no tucupi e maniçoba.

· Principais Cidades da Região Norte:

- Estado do Amazonas: Manaus (capital), Coari, Manacapuru, Tefé, Parintins, Tabatinga e Itacoatiara.

- Estado do Pará: Belém (capital), Santarém, Altamira, Marabá e Bragantina.

- Estado de Tocantins: Palmas (capital), Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins.

- Estado de Rondônia: Porto Velho (capital), Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Cacoal.

- Estado de Roraima: Boa Vista (capital), Amajari, Alto Alegre, Rorainópolis, Mucajaí e Caracaraí.

- Estado do Acre: Rio Branco (capital), Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá.

- Estado do Amapá: Macapá (capital) e Santana

(Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_norte.htm)





OBJETIVO

Levar ao aluno com deficiência auditiva e intelectual conhecer os principais aspectos que compões o panorama geográfico brasileiro, desde a sua localização até as suas características peculiares 




METODOLOGIA


Todo o trabalho se fundamentou nos conceitos apresentados nos livros didáticos e pesquisas na internet. Priorizou-se por recursos estritamente visuais, afim de atingir com êxito o objetivo estabelecido.
Uma das grandes preocupações foi pensar como o aluno com alguma limitação pudesse construir o conhecimento a respeito da formação do espaço geográfico brasileiro. Evitou-se usar uma linguagem técnica para evitar maiores conflitos e pouca compreensão. Essa metodologia focou três pontos importantes no desenvolvimento de todo o conceito:

1 - LOCALIZAÇÃO - Apresentar aos alunos o mapa do espaço geográfico brasileiro. Onde e como localizar um estado ou cidade utilizando esse recurso milenar. Por fim se localizar nesse espaço.

2 - CARACTERÍSTICAS - Mostrar que cada região, estado e cidade tem características peculiares. Comentar que cada estado tem uma capital. Que cada capital representa a sede do governo. Que estados e capitais tem suas respectivas bandeiras.

3- PESQUISA - A busca do conhecimento utilizando diversos recursos e assim construir novos conhecimentos e vocabulário..

RECURSOS:

O principal recurso explorado foi o computador via internet, pois necessitou buscar novas fontes. Atividades que pudessem explorar os conhecimentos prévios e os conhecimentos construídos durante o processo.

CONTEÚDO:

- Localizar no mapa a região norte e os estados que a compõem
- Identificar as bandeira dos estados
- Explorar os conceitos de cores e criatividade
- Curiosidades da região
- Floresta Amazônica
- Zona Franca
- Teatro de Manaus (exploração histórica e arquitetônica)

DESENVOLVIMENTO:
Primeiramente o professor deverá fazer uma breve recapitulação do trabalho anterior, explorando os conhecimentos construídos pelo aluno até então. Reforçar sobre a divisão do espaço brasileiro em regiões e o que se viu até o presente momento. Apresentar aos aluno o mapa do Brasil identificando a região a ser estudada, e suas características. Comentar e demonstrar o estados que formam o seu espaço, bem com as suas capitais. Os alunos deverão receber o desenho da bandeira dos estados que compões a região estudada. Comentar e conceituar o que é e o que representa a Zona Franca. Apresentar e conceituar sobre um dos principais monumentos históricos e arquitetônicos da região norte. Desenvolver nos alunos o conceito de elaboração e construção de um projeto arquitetônico.


ATIVIDADES REALIZADAS







As atividades abaixo apresentadas demonstram o desenvolvimento e conceituação em torno da elaboração e execução de um projeto. Para isso, utilizamos como modelo o teatro de Manaus, um dos principais monumentos históricos construídos na região norte. Realizei a leitura sobre o histórico do teatro, desde o seu projeto até a sua inauguração. Assim, depois de ouvir um pouco da história, os alunos foram solicitados a elaborarem um desenho que levasse a ideia de projeção, cada aluno realizou  a atividade bem significadamente, era como cada um via o mesmo objeto. Após o desenhos os alunos se utilizaram de diversos materiais disponíveis na sala e na prática construíram uma edificação, de forma livre e bem pessoal. O objetivo não era que reproduzissem na prática o teatro, mas que se valessem da ideia de projeção e edificação, explorando conceitos de equilíbrio, concentração e criatividade.


A imagem abaixo foi utilizada como referência para a atividade proposta. A imaginação e a criatividade ficou por conta de cada aluno. A reflexão e a avaliação deu-se sob a perspectiva de cada olhar sobre uma mesma imagem. A deficiência não se limita naquilo que não se pode alcançar, mas na subestimação das habilidades inerentes a cada pessoa. Sendo assim não somos diferentes daqueles que possuem uma deficiência.











MOMENTOS DO PROJETO


Para saber mais clique: blog professor Roberto

Um comentário: