domingo, 9 de outubro de 2011

PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS - (4º ano F)

Um bom ensino da Matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência.
                                                             Irene de Albuquerque



Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.


A partir dessa idéia "... o jogo é elemento do ensino apenas como possibilitador de colocar o pensamento do sujeito como ação. O jogo é o elemento externo que irá atuar internamente no sujeito, possibilitando-o a chegar a uma nova estrutura de pensamento" (Moura, 1994, p. 20).

A aprendizagem através de jogos, como dominó, quebra-cabeça, palavras cruzadas, desafios, xadrez, memória e outros permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido. Foi justamente com esse intuito que esse projeto foi elaborado, mostrar aos alunos que a matemática pode ser divertida e prazerosa, eliminando a visão do censo comum. Com o jogo o professor cria possibilidades, afastando aquela visão errônea da matemática, "o bicho de sete cabeças" e eliminando as mesmices de uma aula meramente conteudista.


Apresento aqui um pouco das estratégias que desenvolvi durante as minhas aulas.




Tangram -  O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.  O trabalho com o tangram deve em suas atividades iniciais visar a exploração das peças e a identificação das suas formas.
Logo depois, se passa à sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta, nesse caso, cabe ao aluno reconhecer e interpretar o que se pede, analisar as possibilidades e tentar a construção. Durante todo esse processo, a criança precisa analisar as propriedades das peças do tangram e da figura que se quer construir, se detendo ora no todo de cada figura, ora nas partes. Essa atividade foi extremamente prazerosa e lúdica, onde os alunos conseguiram reconhecer as figuras geométricas e utilizar o raciocínio lógico para elaborarem outras formas e imagens. Finalizamos com a socialização e a exposição das figuras em sala. 



Sólidos Geométricos - Para que usamos os sólidos geométricos?



Facilitar o entendimento dos conceitos geométricos, através de atividades práticas. Identificar o aspecto de um objeto sob diferentes pontos de vista e saber representá-lo por meio de desenho. Relacionar o estudo das formas e sólidos geométricos com o cotidiano do aluno e do seu meio. Motivar e estimular a curiosidade matemática. Trabalhar a planificação da superfície de poliedros, por meio de contornos de suas faces. Caracterizar polígono. Desenvolver um ambiente de discussão e troca dos conteúdos estudados. Criar um ambiente em que os educandos possam falar sobre a matemática,Criar inovações acrescentando detalhes e particularidades às atividades desenvolvidas, a partir de fundamentação teórica.
Transpor os conhecimentos sobre os sólidos geométricos para atividades práticas de recorte de jornais e revistas, fotografias, embalagens, etc. Essa atividade ocorreu em pequenos grupos, onde os alunos recortaram e montaram várias figuras planificadas, depois realizaram a colagem dessas figuras. Foram surgindo os cones, os cubos, os paralelepípedos, pirâmide. No final da atividade fizemos a exposição dos sólidos produzidos. 










Medidas de Comprimento: Em medidas de comprimento o melhor é levar uma fita métrica ou uma trena para a sala de aula e propor aos alunos que meçam suas alturas, largura da sala e outros espaços que forem possíveis em sala de aula. Faz-se necessário, aproveitar para falar e mostrar as medidas não convencionais (palmos, passadas, braçadas, e outras). É interessante neste momento, mostrar ao estudante a medida convencional o metro. E que o metro pode ser dividido em 100 partes iguais (como é mostrado na fita métrica) e que cada parte é chamada de centímetro. Daí a nossa medida de altura, por exemplo, ser 1 metro e 65 centímetros, porque temos um metro completo e mais 65cm. Logo, a altura é 1,65m. Portanto, o professor deve trabalhar toda a riqueza desse conceito para que o aluno não só memorize, mas contextualize para a sua realidade. Aqui nessa atividade fizemos o uso da trena para verificar a altura de cada aluno. A atividade possibilitou entre outras coisas que cada pessoa tem uma medida específica. Fizemos a verificação de cada aluno, todos ficaram empolgados e com isso a atividade foi estendida.



Boliche da Tabuada: Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação de pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas. Além do mais, elaborar estratégias, distância e cálculos mentais. Dentre os propósitos para esse jogo estão: desenvolver o gosto pela matemática; facilitar a compreensão da tabuada; estimular a concentração dos alunos; desenvolver a observação; socializar os alunos através da dinâmica do jogo; criar jogos lúdicos utilizando materiais reciclados. As partidas de boliche, ou o boliche de tabuada possuem uma dinâmica simples. Nos pinos são colados os números das tabuadas que a turma está aprendendo. O aluno lança a bola em direção aos pinos e a quantidade de peças derrubadas é multiplicada pelo número afixado nas garrafas, obtendo assim, o resultado da questão. Iniciamos com a tabuada do 2, a bola valia 2, os alunos deveriam derrubar uma garrafa, já identificada por algarismos e responder então a sentença correspondente. Formamos grupos para aguçar a atividade, os alunos usaram a estratégia do cálculo mental para responder as sentenças. Foi prazeroso e incrível. 

Espero que tenham gostado e que essa exposição possa ajudá-los na pratica pedagógica do dia a dia.

"Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir”.(Mary Lou Cook)

Professora Mariângela (4º F)

Um comentário:

  1. Valeu Mariângela!!! realmente essas atividades são valiosas!!! eles adoram!!!!

    ResponderExcluir